Bolina, Alisson Fernandes

Rodrigues, Rosalina Aparecida Partezani

Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto [EERP]

vulnerabilidade; idosos; indicadores de saúde; enfermagem geriátrica

enfermagem gerontológica e geriátrica idoso indicadores de saúde ;vulnerabilidade

Introdução: a vulnerabilidade é um conceito que visa ampliar a compreensão da condição de saúde do ser humano. Posto isto, o objetivo geral deste estudo foi analisar a vulnerabilidade individual, social e programática entre idosos que vivem no domicílio e sua associação com os desfechos adversos relacionados aos indicadores da condição de saúde, e mapeá-los espacialmente. Método: trata-se de um estudo epidemiológico de base populacional, do tipo inquérito domiciliar, transversal e observacional, desenvolvido no município de Uberaba (MG). Constituíram a amostra final 701 idosos selecionados por meio da amostragem por conglomerado em múltiplo estágio. Para avaliação do componente individual recorreu-se ao fenótipo de fragilidade; o programático por meio de um indicador de acesso e utilização do serviço de saúde; o social mediante a distribuição espacial dos setores censitários do município deste estudo. Procedeu-se análise descritiva, análise de componentes principais, teste qui-quadrado e modelos de regressão logística, logística multinomial e linear (p<0,05). A análise espacial foi realizada por meio de mapas temáticos. Resultados: constatou-se que 32,0 % dos idosos apresentava as três condições de vulnerabilidade (individual, social e programática) concomitantemente. Evidenciaram-se como fatores associados à condição de fragilidade física: sexo feminino (p=0,015) e faixas etárias de 70 a 79 anos (p=0,013) e 80 anos ou mais (p<0,001). Para condição de elevada/muito elevada vulnerabilidade social predominaram: faixas etárias de 60+ 70 anos (p=0,009) e 70+ 80 anos (p=0,039); ausência de escolaridade (p<0,001) (p<0,001) e 1+4 anos de estudo (p=0,001); e renda mensal < 1 salário mínimo (p=0,007), 1 salário (p=0,013) e 1+3 salários (p=0,027). Já os fatores associados à moderada vulnerabilidade programática foram: faixa etária 70+ 80 anos (p=0,039); não possuir escolaridade (p=0,017), 1+4 anos de estudo (p=0,003) e 4+9 anos de estudo (p=0,029). Na análise de associação entre os componentes da vulnerabilidade, constatou-se menor proporção de idosos frágeis com elevada vulnerabilidade programática quando comparados aos pré-frágeis e não frágeis (p=0,011). Na distribuição espacial dos desfechos adversos de saúde segundo a vulnerabilidade social, houve maior ocorrência de quedas, dependência para AIVD e péssima/má autopercepção de saúde entre idosos residentes em áreas de elevada/muito elevada vulnerabilidade social comparados aos demais. Em relação à associação entre os componentes de vulnerabilidade e os desfechos de saúde, observou-se associação da fragilidade física com todos os desfechos analisados (quedas, hospitalização, dependência para ABVD e AIVD, autopercepção de saúde e número de morbidade). O componente social associou-se à dependência para ABVD e AIVD e à autopercepção de saúde. Já o componente programático permaneceu associado apenas ao maior número de morbidade. Conclusão: os resultados evidenciaram que os idosos estão sujeitos às condições de vulnerabilidade sob as perspectivas biológica, social e no acesso e utilização de serviços de saúde. Infere-se que os componentes individual, social e programático de vulnerabilidade podem influenciar nas condições de saúde de idosos, sendo que a fragilidade física se relacionou a todos os desfechos analisados.

BOLINA, Alisson Fernandes; RODRIGUES, Rosalina Aparecida Partezani. Vulnerabilidade e indicadores da condição de saúde de idosos: um inquérito de base populacional 2017.Universidade de São Paulo, Ribeirão Preto, 2017.