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Educação Popular

Autor(a):

Meyer, Dagmar E. Estermann;Mello, Débora Falleiros de;Valadão, Marina Marcos;Ayres, José Ricardo de Carvalho Mesquita

Autor(a) USP:

Ayres, Jose R. C. M.;Mello, Débora Falleiros de

Ano de publicação:

2006

Unidade USP:

Faculdade de Medicina [FM]

Assuntos:

educação em saúde; promoção da saúde

Palavras-chave do autor:

educação em saúde; vulnerabilidade; promoção da saúde

Resumo:

Neste artigo, a exploração dos sentidos associados à frase-síntese de uma campanha promovida no Dia Mundial Sem Tabaco instiga a discussão das principais ênfases constitutivas do campo da educação em saúde, no Brasil. Retoma-se o conceito de vulnerabilidade para situar/explorar suas interseções com o educativo para, então, apontar a produtividade teórico-prática e política da articulação entre educação em saúde e estudos de vulnerabilidade. Conclui-se que a necessária renovação das práticas de saúde em geral e, particularmente, das práticas de educação em saúde, pode beneficiar-se grandemente do referencial da vulnerabilidade, na medida em que ele delineia um novo horizonte para situar e articular riscos, "causalidades" e "determinações", trazendo a saúde ­ assim como a possibilidade de adoecer ­ para o campo da vida real, para o mundo dos sujeitos em relação, no qual esses processos ganham sentidos singulares.

ABNT:

MEYER, Dagmar E. Estermann; MELLO, Débora Falleiros de; VALADÃO, Marina Marcos; AYRES, José Ricardo de Carvalho Mesquita. Você aprende. A gente ensina ?: interrogando relações entre educação e saúde desde a perspectiva da vulnerabilidade. Cadernos de Saúde Pública, Rio de Janeiro, v. 22, n. 6, p. 1335-1342, 2006. DOI: 10.1590/s0102-311x2006000600022.