Baixa Renda

Escola de Enfermagem [EE]

pais adolescentes

adolescente; homens; paternidade

Existem lacunas no conhecimento relativo à paternidade na adolescência. Esta investigação teve o objetivo de explorar as vivências da paternidade na adolescência. O método de investigação foi a história oral temática e entrevistados 19 moradores de uma comunidade brasileira de baixa renda. As categorias descritivas da experiência foram: a) Lacunas na educação sexual, falta de cuidado com a anticoncepção e o desejo de ser pai contribuíram para a ocorrência da paternidade na adolescência; b) Os adolescentes foram surpreendidos pela gravidez e assumiram as responsabilidades paternas na medida de suas possibilidades; c) A paternidade na adolescência significou amadurecimento rápido e ter a vida transformada e d) Arrependimento ou felicidade: resultados distintos da paternidade na adolescência. As intervenções junto aos adolescentes devem ser realizadas de forma segura, ética e contextualizada.

HOGA, Luiza Akiko Komura; REBERTE, Luciana Magnoni. The experience of paternity during adolescence in a low-income Brazilian community. Revista da Escola de Enfermagem da USP, São Paulo, v. 43, n. 1, p. 106-111, 2009.