ACESSAR O MATERIAL TAGS

1997

Instituto de Psicologia [IP]

Assuntos:

antropologia cultural e social; adaptação psicológica; pobreza (sociologia); psicologia social; habitação (sociologia)

Palavras-chave do autor:

adaptação psicológica;antropologia cultural e social;habitação (sociologia);pobreza (sociologia);psicologia social

Resumo:

O objetivo principal deste trabalho é pensar os termos possíveis de análise do ambiente doméstico compreendido como manifestação psico-sociocultural. Para contornar o viés etnocêntrico, a autora desfocou o estudo das "coisas" em um arranjo espacial denominado "moradia" (60 moradias em uma zona urbana paulistana) para a "não-coisa": a não-casa (49 "casas" de sem casa), o não-corpo (túmulos em cemitérios), e o não-urbano (20 casas vemaculares do interior nordestino). Desdobramentos sucessivos e complementares sugeriram matrizes virtuais semânticas organizadas, dialeticamente, em um hiper-espaço, nos seguintes termos: simbólica; corporiedade; temporalidade; poética. A aplicação destes termos aos estudos de caso de onde eles provieram deu origem aos capítulos: a casa como símbolo; como corpo; como tempo; como poesia. Cada um destes termos foi analisado tanto de um ponto de vista genético quanto genealógico. Deste método, um outro termo, a brasilidade, emergiu do cruzamento de dois tipos de cultura, a do "corpo" e a da "coisa", permitindo a percepção da brasilidade como decorrendo de uma organização societária híbrida, mestiça, multicultural, sincrética e liminar. A liminaridade como uma condição da brasilidade seria uma condição histórica do sujeito psicossocial brasileiro- que se comporta segundo elementos reprodutíveis que sugerem haver uma des-territorização em torno de uma "mátria", uma língua materna onde, através de um ritual transformista, conteúdos novos são continuamente incorporados e re-semantizados, através de um movimento antropofágico que permite que mudança e tradição coexistam. E' hipotetizada uma vacuidade como mito original responsável pela liminaridade como condição sócio-historicamente (des)construída do ser-brasileiro.

ABNT:

RABINOVICH, Elaine Pedreira; TASSARA, Eda Terezinha de Oliveira. Vitrinespelhos transicionais da identidade: um estudo de moradias e do ornamental em espaços sociais liminares brasileiros. 1997.Universidade de São Paulo, São Paulo, 1997. Disponível em: < http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/47/47134/tde-25092013-151906/pt-br.php >.