Cultura Popular, Educação Popular

Brandão Neto, Waldemar;Silva, Marta Angélica Iossi;Aquino, Jael Maria de;Lima, Luciane Soares de;Monteiro, Estela Maria Leite Meirelles

Autor(a) USP:

Silva, Marta Angélica Iossi

Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto [EERP]

adolescentes; violência; educação em saúde; promoção da saúde; serviços de enfermagem escolar

adolescente; violência; educação em saúde; promoção da saúde; serviços de enfermagem escolar

Objetivo: aplicar a metodologia de Círculos de Cultura junto a adolescentes escolares como estratégia de educação em saúde da enfermeira na construção do conhecimento coletivo da temática violência. Método: estudo qualitativo do tipo pesquisa-ação em que participaram 11 adolescentes de uma escola pública estadual de Recife-PE. A produção dos dados no Círculo de Cultura abrangeu a observação participante com diário de campo, registro fotográfico e filmagem, além da técnica photovoice. A análise foi realizada pela triangulação de dados em diálogo com a literatura. Resultados: foi evidenciado que a ação problematizadora proporcionada pelo Círculo de Cultura possibilitou criar situações nas quais os adolescentes sentiam-se convidados a refletir criticamente sobre o fenômeno da violência em sua complexidade. Conclusão: a intervenção de educação em saúde, realizada por meio de Círculos de Cultura, agregou aprendizado e crescimento mútuo subsidiando ações de cuidado em enfermagem que primem pelo protagonismo e autonomia dos adolescentes.

BRANDÃO NETO, Waldemar; SILVA, Marta Angélica Iossi; AQUINO, Jael Maria de; LIMA, Luciane Soares de; MONTEIRO, Estela Maria Leite Meirelles. Violência sob o olhar de adolescentes: intervenção educativa com Círculos de Cultura. REBEn - Revista Brasileira de Enfermagem, Brasília, v. 68, n. 4, p. 617-625, 2015. Disponível em: < http://dx.doi.org/10.1590/0034-7167.2015680407i > DOI: 10.1590/0034-7167.2015680407i.