ACESSAR O MATERIAL TAGS

Autor(a):

Llanos, Rosalina Maria Caputo

Orientador(a):

Feuerwerker, Laura Camargo Macruz

Ano de publicação:

2015

Unidade USP:

Faculdade de Saúde Pública [FSP]

Assuntos:

violência (prevenção e controle); políticas públicas; movimentos sociais; organização social; ação intersetorial; memórias

Palavras-chave do autor:

intersetorialidade;memórias;movimentos sociais;políticas públicas;violência

Resumo:

Problema de saúde pública de prevalência na América Latina, a violência é uma realidade que atinge às sociedades desde o inicio mesmo da história da humanidade, gerando danos físicos e emocionais, desestabilização politica, econômica e social e milhares de perdas humanas. O crescimento exacerbado das violências, sobretudo nos grandes centros urbanos, tem exigido cada vez mais aos governos e às sociedades formular propostas de intervenção e atenção para reduzir seus impactos e atender às vítimas. Uma resposta a esta questão foi o caso do Fórum Comunitário de Combate à Violência, instancia não-governamental que funciona em Salvador. É assim como este projeto propõe realizar uma aproximação etnográfica ao Fórum, visando analisar o processo de gestão e mobilização deste, o aspecto intersetorial inerente a ele, a participação do movimento popular da região e as ações desenvolvidas para além do escopo central de atuação das intervenções. Para isto, foram realizadas entrevistas semiestruturadas aos gestores desta iniciativa e acompanhei algumas atividades por ali se realizam.

ABNT:

LLANOS, Rosalina Maria Caputo; FEUERWERKER, Laura Camargo Macruz. Violência, saúde e rede de atenção: a experiência do Fórum Comunitário de Combate à Violência. 2015.Universidade de São Paulo, São Paulo, 2015. Disponível em: < http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/6/6135/tde-30072015-132722/ >.