Galvão, João Bosco

Maciel, Regina Heloísa Mattei de Oliveira

Faculdade de Saúde Pública [FSP]

violência doméstica; mães

Trata da violência intrafamiliar referida pelas mães de crianças de uma creche municipal de São Paulo. Tem como objetivo analisar esta violência e construir um perfil socio-econômico-demográfico e ocupacional da população agredida e principalmente dos agressores. Foram entrevistadas 71 mulheres a respeito de eventos de agressão por parte dos seus maridos ou companheiros atuais e anteriores. A idade dos agressores e das mulheres agredidas, considerando-se a união atual, é semelhante e concentra-se no grupo social mais jovem; 78 por cento dos agressores homens encontram-se na faixa entre 19 a 35 anos, enquanto que 78 por cento das mulheres agredidas encontram-se na faixa de 19 a 30 anos. A maioria dos ex-maridos ou ex-companheiros agressores possuíam um grau de escolaridade mais baixo. Das mulheres agredidas em uniões anteriores, 77 por cento são negras ou pardas e 23 por cento são brancas. Das que sofrem agressão atual, 61 por cento são negras e 39 por cento são brancas. Foi encontrada uma associação significativa entre o uso de álcool e a ocorrência de episódios de violência. Além disso, encontrou-se uma associação significativa entre o fato da mulher ter renda própria relativamente alta e a não ocorrência de episódios de violência.

GALVÃO, João Bosco; MACIEL, Regina Heloísa Mattei de Oliveira. Violência intrafamiliar contra mães de crianças de uma creche municipal em São Paulo 2002.Universidade de São Paulo, São Paulo, 2002.