Martins, Carlos Adalberto

Vesentini, José William

Faculdade de Filosofia Letras e Ciências Humanas [FFLCH]

problemas sociais; cidadania; acesso à educação; acesso cultural; violência; desemprego; bairros (aspectos sociais)

cidadania;civis;culturais;desemprego;dificuldades;direitos;educação;estado;periferia;sociais

A temática da formação da cidadania, conforme nossa legislação de ensino, mantém-se como um dos eixos básicos da finalidade da educação. Mas se a educação para a cidadania parece ser um imperativo social, o dilema é saber se a educação desenvolvida em instituições de ensino pública e privada da periferia da grande metrópole tem atingido seus objetivos. O presente trabalho estuda os resultados do processo de educação para o exercício da cidadania e prática da democracia em instituições escolares públicas e privadas dentro do contexto de violência da periferia de São Paulo. Para tanto, foi delimitada e caracterizada a região de Itaquera-Guaianases-Cidade Tiradentes, onde se buscou demonstrar o processo de exclusão social e carências históricas, bem como ausência de ação efetiva de determinados agentes do governo, no exercício de suas funções em prol da comunidade, com o seu descrédito junto à população. Neste quadro foram analisados e comparados o resultado de uma proposta escolar de educação com ênfase na preparação para o exercício da cidadania e a prática da democracia de uma instituição privada de ensino, com os resultados obtidos por uma escola pública, que desenvolve seu programa de educação para a cidadania dentro do contexto geral do Estado. As instituições que serviram de base para a realização do trabalho foram a Escola Estadual Aquilino Ribeiro e o Colégio Professor Augusto Alves Maia. A instituição pública atende o ensino fundamental, com ciclos I (1a a 4 ª séries) e II (5a à 8a séries); o ensino médio e além do ensino regular conta também com a modalidade Educação de Jovens e Adultos (EJA). Possui aproximadamente 1.100 alunos freqüentando regularmente seus cursos, que funcionam em três turnos: manhã, tarde e noite. A instituição particular de ensino mantém os cursos de educação infantil, fundamental, médio e técnico, tendo aproximadamente 1200 alunos, funcionando também em três turnos, manhã, tarde e noite. As fontes para a realização do presente trabalho foram as entrevistas com professores, alunos, coordenadores, diretores, pais de alunos e membros das escolas envolvidas. O trabalho abrangeu a ação desenvolvida no período de 1999 a 2006. O objetivo geral do trabalho foi a verificação da compreensão por parte dos alunos e dos membros da comunidade daquilo que foi trabalhado nas escolas sobre os direitos políticos, civis, sociais, econômicos e culturais que procuram assegurar ao indivíduo uma vida digna, com acesso a bens essenciais como moradia, educação, saúde, trabalho, lazer, previdência social, alimentação decente, acesso aos bens culturais e ao conjunto de bens de consumo que são oferecidos às sociedades modernas, identificando as dificuldades dentro de um quadro que sabe ser extremamente adverso.

MARTINS, Carlos Adalberto; VESENTINI, José William. Violência, educação, subcidadania e democracia na periferia da grande metrópole. GEOUSP - Espaço e Tempo[S.l: s.n.], 2007.Disponível em: .