Andrade, Marta Campagnoni

Schraiber, Lilia Blima

Faculdade de Medicina [FM]

violência doméstica (prevenção e controle); violência doméstica (estatísticas e dados numéricos); áreas de pobreza; prostituição

Estudou-se a prevalência da violência doméstica física e/ou sexual em grupos de usuárias de serviço de atenção primária em São Paulo, o CSE Barra Funda: moradoras de rua (MRUA); profissionais do sexo (PS) e moradoras da favela (MFAV), consideradas população de exclusão social e com discriminação positiva para acesso ao serviço, além das usuárias sem discriminação positiva (SD). As prevalências encontradas foram de 53,1% (SD), 61,4% (MFAV), 81,2% (MRUA) e 65,7% (PS), indicando que a violência foi maior 0,53 vezes nas MRUA; 0,24 vezes nas PS e 0,16 vezes nas MFAV, comparadas às usuárias SD, confirmando as hipóteses de alta magnitude da violência e diferenciações entre os subgrupos de usuárias.

ANDRADE, Marta Campagnoni; SCHRAIBER, Lilia Blima.Violência contra a mulher e exclusão social: estudo entre subgrupos de populações usuárias do Centro de Saúde Escola Barra Funda - Dr. Alexandre Vranjac. 2003.Universidade de São Paulo, São Paulo, 2003.