Baixa Renda

Escola de Enfermagem [EE]

Nome do evento:

Simpósio Internacional de Iniciação Científica da Universidade de São Paulo

gravidez; atitudes; homens; relações conjugais

Objetivos: Verificar se as características pessoais dos homens determinam suas atitudes diante da gravidez não planejada e se o tipo de vínculo existente entre os parceiros exerce influência sobre essas atitudes. Material e/ou métodos: O estudo foi realizado em uma comunidade de baixa renda localizada na cidade de São Paulo, Brasil. Foi aplicado um formulário estruturado junto a 100 mulheres que tinham vivenciado a gravidez não planejada. O formulário baseou-se em resultados de pesquisa qualitativa prévia, realizada na mesma comunidade e em semelhante temática, de modo a configurar triangulação metodológica. Resultados: a) Características pessoais dos homens como idade, escolaridade, relação com os pais na infância, situação financeira e experiências pessoais como pai não foram determinantes das atitudes masculinas; b) O tipo de vínculo entre os parceiros foi determinante das atitudes masculinas, tendo sido observada associação estatisticamente significante nos seguintes aspectos: acompanhamento da gestação, mudança no relacionamento entre o casal, registro civil do filho, ajuda financeira e manutenção de contato com o filho. Conclusões: As atitudes masculinas diante da gravidez não planejada pelo casal dependem de diversos fatores e são determinadas, sobretudo, pelo vínculo existente entre o casal no momento da gravidez. Projetos direcionados à educação para a saúde sexual e reprodutiva devem incluir a temática do vínculo marital em seu conteúdo programático.

MANGANIELLO, Adriana; HOGA, Luiza Akiko Komura. Vínculo marital: fator determinante das atitudes masculinas diante da gravidez não planejada. Anais.. Ribeirão Preto: [s.n.], 2004.