Almeida, Margarida Maria Mattos Brito de

Arantes, Gilberto Ribeiro

Faculdade de Saúde Pública [FSP]

epidemiologia; tuberculose; vigilância epidemiológica; saúde pública

mortalidade;tuberculose;vigilância epidemiológica

Com o advento da quimioterapia, associado a modificações sócio-econômicas, a mortalidade por tuberculose apresentou um acentuado declínio no decorrer dos anos, atingindo níveis que a tornam pouco sensível como indicador epidemiológico para o acompanhamento da endemia. No Município de São Paulo o registro dos óbitos apresenta qualidade que pode ser considerada satisfatória e existem sérias dificuldades operacionais para a obtenção de indicadores de morbidade. Levando em conta estes aspectos, a perspectiva de reformulação do sistema de saúde e a importância da vigilância epidemiológica neste processo, optou-se por desenvolver um estudo que permitisse verificar a possibilidade de usar de forma mais adequada os indicadores de mortalidade na Vigilância da Tuberculose, a partir da análise de sua ocorrência e tendência no Município. A mortalidade por tuberculose foi então estudada nos seguintes aspectos: tendência secular, no período de 1900 a 1985; tendência por grupos etários (curvas de idade atual e de coortes); em menores de 1 ano, no período de 1970 a 1985; e a distribuição geográfica por áreas homogêneas, regiões administrativas da Secretaria de Estado da Saúde e distritos/subdistritos de paz do Município. Os resultados mostraram que após uma fase de estabilização de 45 anos a mortalidade por tuberculose apresentou um progressivo declínio atingindo o coeficiente de 3,67 óbitos por 100.000 habitantes em 1985, mudanças no padrão da mortalidade a partir do uso da quimioterapia, com deslocamento dos óbitos para as idades mais avançadas; acentuação na velocidade de declínio no grupo de menores de 1 ano provavelmente devido ao BCG intra-dérmico; coeficientes de valor mais elevado nas áreas homogêneas onde predominam cortiços e favelas grande variação na distribuição por Escritórios Regionais de Saúde CERSAs) e por distritos/subdistritos, indicando diferenças tanto do ponto de vista epidemiológico como em relação aos serviços de saúde. Quanto ao uso da mortalidade na Vigilância da Tuberculose concluiu-se por sua validade e oportunidade, desde que os coeficientes não sejam usados de forma isolada e para grandes contingentes populacionais; a utilização do coeficiente específico por grupos etários pode ser útil para a avaliação das medidas de controle, a distribuição dos coeficientes por quartis indica as áreas prioritárias para a vigilância; o coeficiente pode ter sua sensibilidade aumentada se os dados forem relacionados a segmentos populacionais menores que os distritos/subdistritos identificando grupos homogêneos do ponto de vista epidemiológico. Concluiu-se ainda que os indicadores de mortalidade por tuberculose podem ser usados na metodologia de "Cartas de Avaliação".

ALMEIDA, Margarida Maria Mattos Brito de; ARANTES, Gilberto Ribeiro. Vigilância epidemiológica da tuberculose no município de São Paulo: uso de dados de mortalidade. 1990.Universidade de São Paulo, São Paulo, 1990. Disponível em: < http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/6/6132/tde-08082016-161631/ >.