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Autor(a):

Caseiro, Luiz Carlos

Orientador(a):

Silva, Jair Militão da

Ano de publicação:

1996

Unidade USP:

Faculdade de Educação [FE]

Assuntos:

educação; ensino público

Resumo:

Em estudo de caso preliminar verificou-se quais os fatores, ainda não citados na bibliografia anterior, que tem determinado a fragilidade da implantação das políticas públicas de participação comunitária no cotidiano da rede estadual do ensino. Foram constatados: 1- o conflito ideológico e político-pedagógico dentre os diversos órgãos da S.E; 2- a inexistência de uma efetiva sistemática de supervisão dos chamados assuntos comunitários; 3- a persistência de uma legislação autoritária herdada do regime militar em conflito com a nova legislação de cunho democrático; 4- a desconsideração dos gestores das políticas públicas de participação comunitária em relação a cultura própria de cada escola. Concorda-se com a estratégia de construção de sujeitos coletivos culturais nas escolas como garantia do direito a participação popular nas mesmas, mas alerta-se para a necessidade de, na mesma medida, lutar pela modificação da legislação autoritária.

ABNT:

CASEIRO, Luiz Carlos; SILVA, Jair Militão da. Vida cotidiana - e politicas de participação comunitária na rede estadual de ensino - um estudo preliminar. 1996.Universidade de São Paulo, São Paulo, 1996.