Dissertação (Mestrado)
Vida cotidiana – e politicas de participação comunitária na rede estadual de ensino – um estudo preliminar
Autor(a):
Caseiro, Luiz Carlos
Orientador(a):
Silva, Jair Militão da
Ano de publicação:
1996
Unidade USP:
Faculdade de Educação [FE]
Assuntos:
educação; ensino público
Resumo:
Em estudo de caso preliminar verificou-se quais os fatores, ainda não citados na bibliografia anterior, que tem determinado a fragilidade da implantação das políticas públicas de participação comunitária no cotidiano da rede estadual do ensino. Foram constatados: 1- o conflito ideológico e político-pedagógico dentre os diversos órgãos da S.E; 2- a inexistência de uma efetiva sistemática de supervisão dos chamados assuntos comunitários; 3- a persistência de uma legislação autoritária herdada do regime militar em conflito com a nova legislação de cunho democrático; 4- a desconsideração dos gestores das políticas públicas de participação comunitária em relação a cultura própria de cada escola. Concorda-se com a estratégia de construção de sujeitos coletivos culturais nas escolas como garantia do direito a participação popular nas mesmas, mas alerta-se para a necessidade de, na mesma medida, lutar pela modificação da legislação autoritária.
ABNT:
CASEIRO, Luiz Carlos; SILVA, Jair Militão da. Vida cotidiana - e politicas de participação comunitária na rede estadual de ensino - um estudo preliminar. 1996.Universidade de São Paulo, São Paulo, 1996.