Pós-Graduação
Vida Cotidiana, Comunidade e Inclusão Social
Nível de ensino:
Pós-Graduação
Unidade USP:
Faculdade de Medicina [FM]
Área de concentração:
Terapia Ocupacional, Contextos Comunitários e Inclusão Social
Departamento:
Faculdade de Medicina
Docente(s) responsável(is):
Marta Carvalho de Almeida, , Fatima Correa Oliver
Objetivos:
1. Desenvolver conteúdos relevantes para aprimorar competências profissionais específicas para as práticas inclusivas em comunidades, tendo em vista noções essenciais e estruturantes desse campo de intervenção. 2. Apresentar e discutir aspectos conceituais que fundamentam a prática profissional, com base na centralidade das noções de vida cotidiana, participação e inclusão social nas intervenções profissionais do terapeuta ocupacional em serviços territoriais e comunitários. 3. Oferecer subsídios para o desenvolvimento de habilidades profissionais de identificação de problemas de participação nas diferentes dimensões da vida cotidiana e comunitária de pessoas com incapacidades e/ou em situação de vulnerabilidade e risco social, bem como para o planejamento de práticas profissionais ancoradas na realidade cultural e nos recursos locais e comunitários.
Justificativa:
A disciplina trata de oferecer oportunidades de reflexão acerca de conceitos e noções que, tratados isoladamente ou de maneira integrada às temáticas concernentes às ações práticas dos terapeutas ocupacionais, despertam controvérsias e polêmicas importantes (em especial as noções de comunidade, participação social e vida cotidiana). Tais polêmicas são refletidas diretamente na prática profissional cotidiana e, quando não elaboradas, podem gerar fragilidades importantes no âmbito da resolutividade das ações profissionais. Nesse sentido, a disciplina contribui para a apreensão da complexidade da abordagem comunitária, para o desenvolvimento da capacidade de discriminação crítica do profissional e apoia a elaboração de propostas de intervenção dotadas de coerência e consistência teórico-metodológica. A disciplina oferecerá subsídios essenciais para os estudos posteriores dos ingressantes no programa de mestrado profissional.
Programa:
1. Processos de inclusão/exclusão social sob distintas matrizes teórico metodológicas. 2. Democracia, participação social e cidadania e a esfera das políticas e práticas sociais. 3. Marcos conceituais nos estudos sobre comunidade, e suas repercussões nas ações de saúde, da assistência social e da terapia ocupacional. 4. Multiculturalidade, trabalho comunitário e a construção de perspectivas para a ação profissional. 5. Participação social e vida cotidiana de pessoas com incapacidades e/ou em situação de vulnerabilidade e risco social. 6. Proteção social, redes de apoio na comunidade e o acionamento de recursos do contexto como estratégia para a inclusão social. 7. Desinstitucionalização e territorialização na atenção a segmentos populacionais que vivenciam processos de ruptura das redes de suporte social e de fragilização do pertencimento comunitário. 8. Terapia ocupacional e comunidade: bases teórico- metodológicas da intervenção.