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Cultura Popular, Educação Popular

Autor(a):

Neira, Marcos Garcia

Ano de publicação:

2007

Unidade USP:

Faculdade de Educação [FE]

Assuntos:

educação física escolar; currículos e programas; currículo de ensino fundamental; multiculturalismo; cultura popular; métodos de ensino

Palavras-chave do autor:

multiculturalismo; cultura popular; metodologia do ensino

Resumo:

Com a democratização do acesso, a escola acolheu múltiplas identidades culturais. Historicamente, os conhecimentos dos grupos desprovidos de poder foram negligenciados no currículo e a cultura dominante prevaleceu, desponta, assim, como urgente, a realização de estudos que indiquem caminhos para a transformação desse quadro. Esta pesquisa-ação, desenvolvida junto às turmas do Ciclo Inicial do Ensino Fundamental em uma escola pública municipal de Osasco (SP) situada em uma comunidade culturalmente diversificada, buscou analisar o processo de construção e implementação de um currículo multicultural para a Educação Física a partir do patrimônio da cultura corporal popular (brincadeiras, danças e rodas cantadas) inicialmente mapeado. Os resultados, obtidos através da análise crítica da experiência, indicam que os conteúdos da cultura popular e a metodologia de ensino inspirada na etnografia proporcionaram o fortalecimento da identidade cultural dos participantes.

ABNT:

NEIRA, Marcos Garcia. Valorização das identidades: a cultura corporal popular como conteúdo do currículo da Educação Física. Motriz., Rio Claro, SP, v. 13, n. 13, p. 174-180, 2007. Disponível em: < http://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/motriz/article/view/820/885 >.