Posto De Saúde

Amendola, Fernanda;Alvarenga, Márcia Regina Martins;Gaspar, Jaqueline Correia;Yamashita, Cintia Hitomi;Oliveira, Maria Amélia de Campos

Autor(a) USP:

Oliveira, Maria Amelia de Campos

Escola de Enfermagem [EE]

validade do teste; vulnerabilidade (índices); assistência à família; estudos de validação

pessoas com deficiência; família; atenção primária à saúde; estudos de validação; índices

Este estudo teve como objetivo propor e validar um índice para identificar famílias em situação de vulnerabilidade a incapacidades e dependência. Adaptou-se o Índice de Desenvolvimento da Família, acrescentando indicadores associados ao surgimento de incapacidade e dependência. Para validação aparente, utilizou-se a técnica Delphie foram consultados cinco experts no assunto. Foi adotado nível de concordância de 80% entre os juízes. Após duas rodadas de avaliação, foram realizados ajustes quanto à forma e ao conteúdo do instrumento. Itens foram transferidos de componente, outros acrescentados e alguns, excluídos. O Índice resultante é composto por oito domínios, 38 componentes e 103 questões. A contribuição multiprofissional para a construção de um Índice que se propõe a captar a vulnerabilidade física e social das famílias resultou na primeira etapa para o desenvolvimento de uma ferramenta de diagnóstico e intervenção para profissionais de saúde que prestam assistência às famílias na Atenção Básica.

AMENDOLA, Fernanda; ALVARENGA, Márcia Regina Martins; GASPAR, Jaqueline Correia; YAMASHITA, Cintia Hitomi; OLIVEIRA, Maria Amélia de Campos. Validade aparente de um índice de vulnerabilidade das famílias a incapacidade e dependência. Revista da Escola de Enfermagem da USP, São Paulo, v. 45, n. esp. 2, p. 1736-1742, 2011. DOI: 10.1590/s0080-62342011000800017.