Jardim Keralux, Posto De Saúde, Várzea

Lucchesi, Gabriela Pereira

Foresti, Eugenio

Escola de Engenharia de São Carlos [EESC]

USP Leste; Each; área contaminada; metano; diagnóstico ambiental; medidas mitigadoras; água subterrânea; solo

A contaminação do campus da USP Leste tem sido foco da atenção da comunidade universitária e do público em geral já há alguns anos. Localizado na zona leste de São Paulo, o campus vem enfrentando um processo na CETESB a respeito da contaminação do solo e da água subterrânea. Originalmente área de aterro de dragagem do Rio Tietê, a área onde foi construída a unidade também apresenta no seu histórico a deposição de solo de origem desconhecida. A preocupação mais noticiada é a do acúmulo de metano no subsolo, oriundo da decomposição anaeróbica de matéria orgânica e atribuído ao risco de explosão na área. A contaminação do solo e, consequentemente, da água subterrânea com diversas substâncias foi comprovada em algumas análises, incluindo substâncias com supostos efeitos cancerígenos. A investigação da área está sendo realizada, porém, até o ano de 2015, só contemplou detalhadamente a área denominada de AI-01 (Área Investigativa J 01) e está no processo de produção de relatório sobre a AI-02. Segundo o diagnóstico realizado, a AI-01 apresenta níveis de contaminantes no ar, solo e água estão muito aquém dos que podem ser considerados preocupantes para a comunidade universitária e a população do entorno. Nos prédios onde a presença do metano foi detectada já foram tomadas medidas consideradas efetivas para o controle das emissões e da segurança do local. A AI01 já foi recoberta com grama com o intuito de evitar a mobilidade dos contaminantes e de elevação das partículas e a análise de risco elaborada concluiu que não há risco à saúde humana nos cenários analisados. Os solos de origem desconhecida depositados foram constatadamente reconhecidos como fontes da contaminação do solo e determinados como restos da construção de um templo da Igreja Universal. Recomenda-se o contínuo monitoramento do gás e da água subterrânea para assegurar a confiabilidade dos diagnósticos e testes realizados.