Baixa Renda, Periferia, Vulnerabilidade

Rosa, Patricia Lima Ferreira Santa;Hoga, Luiza Akiko Komura;Santana, Mônica Feitosa;Silva, Pâmela Adalgisa Lopes

Autor(a) USP:

Hoga, Luiza Akiko Komura

Escola de Enfermagem [EE]

plantas medicinais; negros; saúde da mulher; antropologia cultural e social

plantas medicinais; negros; antropologia cultural; saúde da mulher; pesquisa qualitativa

Objetivo: Explorar crenças, valores e práticas relativas ao uso das plantas medicinais entre famílias negras de baixa renda. Método: Pesquisa etnográfica cujo processo de observação participante foi desenvolvido em uma comunidade de baixa renda da periferia da Cidade de São Paulo. Vinte mulheres negras foram entrevistadas. Resultados: Dois subtemas culturais, Uso remédios que aprendi a fazer com minha mãe e com os religiosos para cuidar das doenças e Remédios caseiros servem para resolver problemas que não são graves, e o tema cultural Uso remédio caseiro para resolver doenças simples, pois tenho sempre que preciso, é de graça e não precisa de receita médica representam as crenças, valores e práticas relativos ao uso das plantas medicinais entre famílias negras de baixa renda. Conclusão: O desenvolvimento dessas práticas, que pode estar mascarando vulnerabilidades étnicas e sociais, revela a resiliência das mulheres negras de baixa renda no enfrentamento dos problemas que encontram no processo saúde-enfermidade.

ROSA, Patricia Lima Ferreira Santa; HOGA, Luiza Akiko Komura; SANTANA, Mônica Feitosa; SILVA, Pâmela Adalgisa Lopes. Uso de plantas medicinais por mulheres negras: estudo etnográfico em uma comunidade de baixa renda. Universidade de São Paulo (USP), São Paulo, v. 48, n. esp., p. 46-53, 2014. DOI: 10.1590/S0080-623420140000600007.