Dissertação (Mestrado)
Uso de estratégias participativas para o conhecimento das representações sociais de mulheres da região de Pirituba/Perus com resultado classe si de papanicolau
Autor(a):
Chiesa, Anna Maria
Orientador(a):
Westphal, Márcia Faria
Ano de publicação:
1994
Unidade USP:
Faculdade de Saúde Pública [FSP]
Assuntos:
saúde pública
Resumo:
Descreve e avalia a utilização de uma oficina para a sistematização de um trabalho educativo estruturado a partir da teoria critico-social dos conteúdos, e de acordo com os princípios e pressupostos do sistema único de saúde. Foi desenvolvido junto a mulheres, de diferentes frações de classes sociais, com resultado classe iii de papanicolau, atendidas nos postos municipais de saúde da secretaria municipal de São Paulo, na região de Pirituba-Perus. A realização das oficinas mostrou-se eficaz para identificar as representações sociais das mulheres diante de cinco temas relativos a saúde: o corpo, o agravo a saúde, o atendimento de saúde, o processo saúde-doença e os direitos com relação a saúde. Os conhecimentos inerentes a esses temas foram reconstruídos pelas mesmas mulheres a partir da reflexão, da problematização e do aprofundamento das suas vivências.
ABNT:
CHIESA, Anna Maria; WESTPHAL, Márcia Faria. Uso de estratégias participativas para o conhecimento das representações sociais de mulheres da região de Pirituba/Perus com resultado classe III de papanicolau 1994.Universidade de São Paulo, São Paulo, 1994.