ACESSAR O MATERIAL TAGS

Autor(a):

Franca, Gilberto Cunha

Orientador(a):

Seabra, Odette Carvalho de Lima

Ano de publicação:

2010

Unidade USP:

Faculdade de Filosofia Letras e Ciências Humanas [FFLCH]

Assuntos:

urbanização; política educacional; escola pública (bairro)

Palavras-chave do autor:

bairro;cidade;escola pública;política educacional;urbanização

Resumo:

Esta pesquisa aborda a relação da escola pública com a geografia dos lugares. Analisa os nexos entre a urbanização e as políticas educacionais em São Paulo. A questão consiste em compreender a situação das escolas centrais, que pertenceram aos antigos bairros, diante das adequações funcionais e do desinteresse das camadas médias e altas. As localidades centrais foram tradicionalmente compreendidas como espaços da cidade-bairro, da cidade subúrbio. Na dinâmica da urbanização difusa, e de ampliação das fronteiras periféricas, estas localidades centrais vivenciaram o esvaziamento generalizado e o fechamento de dezenas de suas escolas. Paradoxalmente, isto tem ocorrido onde as escolas públicas apresentam melhor desempenho. O fechamento destas escolas restringe as possibilidades dos moradores locais e inviabiliza o uso dos alunos que vêm das periferias urbanas. Neste contexto o terreno destas antigas escolas ficou na mira do mercado imobiliário e das estratégias administrativas do Estado. O estudo de caso da EE Prof. Antonio Alves Cruz permitiu apreender a metamorfose da escola de bairro, e seu dilema para sobreviver no centro da cidade. Encontrou solução na ampliação do seu raio de ação, atingindo pontos distintos da metrópole; no seu momento mais dramático incorporou uma Organização Não Governamental para realizar atividades que seriam difíceis com a estrutura da rede oficial; adequou-se a diversas modalidades de ensino; aceitou diversas formas de uso. Em alguns momentos seus personagens se encontram, porém, o que ressalta é o quadro preocupante de desintegração da comunidade escolar, que a deixa vulnerável perante os ajustes dos órgãos superiores de ensino.

ABNT:

FRANCA, Gilberto Cunha; SEABRA, Odette Carvalho de Lima. >Urbanização e educação: da escola de bairro à  escola de passagem. 2010.Universidade de São Paulo, São Paulo, 2010. Disponível em: < http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8136/tde-24092010-151114/ >.