ACESSAR O MATERIAL TAGS

Baixa Renda

Autor(a):

Romeiro, Maria do Carmo;Campomar, Marcos Cortez;Prearo, Leandro Campi

Autor(a) USP:

Campomar, Marcos Cortez

Ano de publicação:

2007

Unidade USP:

Faculdade de Economia Administração e Contabilidade [FEA]

Nome do evento:

Seminários em Administração - SEMEAD

Assuntos:

crédito; marketing

Palavras-chave do autor:

microcrédito, composto de marketing, microempreendedores

Resumo:

Este estudo apresenta o delineamento de um composto de marketing do microcrédito para população de mais baixa renda, a partir de uma proposição de planejamento subsidiado por dados pesquisa de marketing. Para isso utiliza-se a experiência do Banco do Povo Crédito Solidário, a partir das ocorrências com sua linha de crédito para a população de mais baixa renda, com aporte de recursos da Comunidade Européia. O esforço de delineamento desse composto para o microcrédito buscou interiorizar a essência subjetiva do processo de decisão da sua “tomada” evidenciado pelos dados da pesquisa. Este entendimento foi desenvolvido com base nos depoimentos dos microempreendedores investigados por meio de estudo exploratório - grupos focais (primeiro estudo) e entrevistas em profundidade (segundo estudo). O resultado sugere que o delineamento do composto de marketing deve levar em consideração os fatores de estímulo à demanda do primeiro crédito e da sua renovação. Assim, a combinação de vários aspectos, por exemplo, flexibilização das exigências, postura do agente de crédito, taxa de juro baixa, prestação acessível, resultados auferidos com o primeiro crédito e as necessidades individuais e familiares atendidas (benefícios/experiências vividas) são inputs essenciais ao delineamento do composto de marketing do microcrédito.

ABNT:

ROMEIRO, Maria do Carmo; CAMPOMAR, Marcos Cortez; PREARO, Leandro Campi. Uma proposição de composto de marketing para microcrédito utilizando dados de pesquisa junto a microempreendedores de mais baixa renda: um relato de caso. Anais.. São Paulo: EAD/FEA/USP, 2007.