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Baixa Renda

Autor(a):

Campomar, Marcos Cortez;Romeiro, Maria do Carmo;Prearo, Leandro Campi

Autor(a) USP:

Campomar, Marcos Cortez

Ano de publicação:

2008

Unidade USP:

Faculdade de Economia Administração e Contabilidade [FEA]

Assuntos:

crédito; marketing

Palavras-chave do autor:

microcrédito, composto de marketing, microempreendedores

Resumo:

Este estudo apresenta o delineamento de um composto de marketing do microcrédito para população de mais baixa renda, a partir de uma proposição de planejamento subsidiado por dados da pesquisa de marketing. Para isso, utilizou-se a experiência do Banco do Povo –Crédito Solidário, a partir das ocorrências com sua linha de crédito para a população de mais baixa renda, com aporte de recursos da Comunidade Européia. O esforço de delineamento desse composto para o microcrédito buscou interiorizar a essência subjetiva do processo de decisão da sua “tomada”. Este entendimento foi desenvolvido com base nos depoimentos dos microempreendedores investigados por meio de estudo exploratório – grupos focais e entrevistas em profundidade. O resultado sugere que o delineamento do composto de marketing deve levar em consideração os fatores de estímulo à demanda do primeiro crédito e da sua renovação. Assim, a combinação de vários aspectos: flexibilização das exigências, postura do agente de crédito, taxa de juros baixa, prestação acessível, resultados auferidos com o primeiro crédito e necessidades individuais e familiares atendidas são inputs essenciais ao delineamento do composto de marketing do microcrédito.

ABNT:

CAMPOMAR, Marcos Cortez; ROMEIRO, Maria do Carmo; PREARO, Leandro Campi. Uma proposição de composto de marketing para microcrédito, utilizando dados de pesquisa junto a microempreendedores de mais baixa renda: um relato de caso. Gestão & Regionalidade, São Caetano do Sul, SP, v. 24, n. ja/abr. 2008, p. 46-61, 2008.