TGI
Um estudo sobre Mobilidade Urbana e Cidadania: os Movimentos Pendulares e a Infraestrutura de Transportes na periferia da RMSP – Cidade Tiradentes
Baixa Renda, Comunidade Urbana, Desigualdades Sociais, Economia Informal, Habitação Popular, Movimentos Populares, Periferia, Pobreza Urbana, Posto De Saúde, Segregação Urbana, Várzea, Violência Urbana, Vulnerabilidade
Autor(a):
Bernardo, Ricardo Billi
Orientador(a):
Contel, Fabio Betioli
Ano de publicação:
2015
Unidade USP:
Faculdade de Filosofia Letras e Ciências Humanas [FFLCH]
Palavras-chave do autor:
região metropolitana de São Paulo; distrito de cidade tiradentes ; geografia urbana mobilidade urbana; cidadania
Resumo:
Este trabalho analisa as condições de mobilidade e acessibilidade da população do distrito de Cidade Tiradentes, localizado no município de São Paulo, frente a organização territorial da infraestrutura de transporte da Região Metropolitana de São Paulo (RMSP) fundamentada na divisão territorial do trabalho na própria RMSP. Esta análise será construída a partir dos dados de duas pesquisas sobre mobilidade efetuadas pela Cia. do Metrô de SP. A construção da atual infraestrutura de transporte e o papel do Estado nesta construção serão discutidos com base na oferta de transporte ao distrito de Cidade Tiradentes. Além desta análise, pretende-se discutir as dimensões sociais da mobilidade e acessibilidade apresentadas por esta população, por meio, da concepção de cidadania, definida por Milton Santos, e pretende-se evidenciar como os moradores deste distrito são submetidos a condições degradantes de mobilidade, por se localizarem na periferia do Município de São Paulo. A estrutura de transporte disponibilizada ao morador do distrito da Cidade Tiradentes acaba por ser insuficiente para garantir seu pleno acesso ao restante do território da RMSP, e principalmente o acesso ao trabalho e a melhores condições de renda, importantes requisitos para se conquistar o direito à cidadania.