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Baixa Renda, Comunidade Urbana, Desigualdades Sociais, Economia Informal, Habitação Popular, Movimentos Populares, Periferia, Pobreza Urbana, Posto De Saúde, Segregação Urbana, Várzea, Violência Urbana, Vulnerabilidade

Autor(a):

Bernardo, Ricardo Billi

Orientador(a):

Contel, Fabio Betioli

Ano de publicação:

2015

Unidade USP:

Faculdade de Filosofia Letras e Ciências Humanas [FFLCH]

Palavras-chave do autor:

região metropolitana de São Paulo; distrito de cidade tiradentes ; geografia urbana mobilidade urbana; cidadania

Resumo:

Este trabalho analisa as condições de mobilidade e acessibilidade da população do distrito de Cidade Tiradentes, localizado no município de São Paulo, frente a organização territorial da infraestrutura de transporte da Região Metropolitana de São Paulo (RMSP) fundamentada na divisão territorial do trabalho na própria RMSP. Esta análise será construída a partir dos dados de duas pesquisas sobre mobilidade efetuadas pela Cia. do Metrô de SP. A construção da atual infraestrutura de transporte e o papel do Estado nesta construção serão discutidos com base na oferta de transporte ao distrito de Cidade Tiradentes. Além desta análise, pretende-se discutir as dimensões sociais da mobilidade e acessibilidade apresentadas por esta população, por meio, da concepção de cidadania, definida por Milton Santos, e pretende-se evidenciar como os moradores deste distrito são submetidos a condições degradantes de mobilidade, por se localizarem na periferia do Município de São Paulo. A estrutura de transporte disponibilizada ao morador do distrito da Cidade Tiradentes acaba por ser insuficiente para garantir seu pleno acesso ao restante do território da RMSP, e principalmente o acesso ao trabalho e a melhores condições de renda, importantes requisitos para se conquistar o direito à cidadania.