Escola de Artes Ciências e Humanidades [EACH]

Mudança Social e Participação Política

Escola de Artes, Ciências e Humanidades

Marcelo Vilela de Almeida

Abordar, de forma crítica e interdisciplinar, o turismo no contexto dos processos de exclusão/inclusão social, observável nos discursos e nas práticas de seus diversos atores (turistas, comunidades anfitriãs, empreendedores, trabalhadores, gestores públicos e organizações do terceiro setor); permitir reflexões sobre os mecanismos que orientam a atividade turística no sentido da exclusão e da inclusão a partir de referenciais teóricos que permitam o aprofundamento da visão sobre tal atividade; contribuir para a inserção das temáticas da disciplina nas pesquisas dos alunos, a fim de introduzir as preocupações que orientam tais temáticas nos diversos resultados da pós-graduação (artigos, relatórios, dissertações e teses), quando pertinente.

Espera-se que a disciplina possibilite a superação da visão maniqueísta (desimples defesa ou ataque) do turismo, frequentemente encontrada na literatura acadêmica (brasileira, sobretudo) que, em geral, é resultado da formação em turismo em nível de graduação. A disciplina propõe-se não apenas a atender os(as) alunos(as) do programa no qual está inserida, mas também a outros(as) pesquisadores(as) envolvidos(as) com o estudo do turismo sob outras perspectivas. Considerando que o turismo, enquanto atividade presente em escala global, tende a ampliar-se continuamente, é altamente desejável, também, que a disciplina conduza à formulação de ações propositivas que minimizem os efeitos negativos e maximizem os efeitos positivos do turismo relacionados aos processos de exclusão/inclusão social em situações concretas e específicas.

1. Turismo no contexto dos processos de exclusão/inclusão social 2. Atores do turismo 3. Turismo e capital social 4. Políticas públicas de turismo como promotoras de exclusão/inclusão 5. O papel do terceiro setor no desenvolvimento do turismo 6. Participação nos processos de planejamento e gestão do desenvolvimento turístico 7. Práticas turísticas alternativas e novas formas de organização turística 8. As relações de trabalho no turismo 9. Turismo social: educação para e pelo turismo 10. Turismo como estratégia de empoderamento