ACESSAR O MATERIAL TAGS

Autor(a):

Ferreira, Maria Inês Caetano

Orientador(a):

Telles, Vera da Silva

Ano de publicação:

2004

Unidade USP:

Faculdade de Filosofia Letras e Ciências Humanas [FFLCH]

Assuntos:

sociologia urbana; favelas; pobreza; classes sociais (aspectos antropológicos); mercado de trabalho; população (estudo; aspectos antropológicos)

Resumo:

Esta tese é um estudo sobre as trajetórias urbanas de moradores de uma favela localizada em um distrito de elite, da Capital paulista. O levantamento minucioso das histórias de vida das gerações de pais e filhos, de famílias moradoras da favela, possibilita reconhecer os processos de transformação nos modos de organização das relações societárias na cidade ao longo das últimas décadas. O principal objetivo da pesquisa foi compreender as formas como as famílias de moradores da favela elaboram o diálogo com a cidade: como circulam pelo espaço urbano; os possíveis bloqueios e a organização de estratégias para enfrentá-los; as estreitas relações entre o fato de viver nesta determinada favela e os modos de se apropriar, ou não, dos bens da cidade; como estão organizadas as relações sociais dentro dos limites da favela e também com as outras classes sociais. O reconhecimento dos possíveis diálogos dos moradores com a cidade possibilita desvendar os modos de dominação de classes e, inclusive, as expressões da dominação entre integrantes de uma mesma classe social. A pesquisa concentrou atenção especial nas trajetórias relacionadas à integração no mercado de trabalho e às condições de moradia. Em relação ao mercado de trabalho, buscou-se captar as profundas transformações ocorridas neste mercado nas últimas décadas e seus impactos sobre as vidas das famílias trabalhadoras, as diferentes oportunidades no tempo das gerações dos) pais e as que se abrem para as gerações dos filhos, atualmente, captando as mudanças das orientações políticas e econômicas do país. As condições de moradia também se vinculam ao processo de mudanças de orientações macroeconômicas do país, indicando o agravamento da precariedade das condições de vida famílias trabalhadoras, manifestada no assombroso adensamento da população favelada na Capital. O estudo das trajetórias consegue indicar as interseções entre as esferas do trabalho e da moradia nas vidas das famílias. A atenção especial às esferas do trabalho e das condições de moradia permite o reconhecimento dos modos como estes moradores se apropriam dos bens da cidade, assim como os relatos sobre a trajetória escolar dos jovens, as relações com as organizações não-governamentais, as formas de consumo e de lazer, o acesso a serviços públicos de saúde, em suma, o conjunto dos percursos possíveis dos moradores da favela pela cidade, indicando os acessos ou bloqueios às riquezas do espaço urbano.

ABNT:

FERREIRA, Maria Inês Caetano; TELLES, Vera da Silva. Trajetórias urbanas de moradores de uma favela de um distrito de elite da capital paulista. 2004.Universidade de São Paulo, São Paulo, 2004.