ACESSAR O MATERIAL TAGS

Vulnerabilidade

Autor(a):

Vieira, Viviane Laudelino;Cervato-Mancuso, Ana Maria

Ano de publicação:

2010

Unidade USP:

Faculdade de Saúde Pública [FSP]

Assuntos:

trabalho feminino (relação; aspectos econômicos); mães; desnutrição infantil (aspectos socioeconômicos; relação); crianças em idade pré-escolar; áreas de pobreza (aspectos socioeconômicos)

Resumo:

Objetivo: Analisar a relação entre trabalho materno remunerado e desnutrição infantil em área de alta vulnerabilidade social. Método: Um estudo de caso-controle foi desenvolvido em Escolas Municipais de Educação Infantil no Jardim Jaqueline, área de alta vulnerabilidade social do Município de São Paulo. Foi aplicado questionário contendo variáveis socioeconômicas, maternas e relativas à criança. A variável dependente foi o estado nutricional infantil, classificado como desnutrição ou eutrofia; a independente foi o trabalho materno remunerado. Para medida do efeito individual do trabalho materno remunerado e controle das demais questões em relação à variável dependente, foi utilizado o modelo de regressão logística, com estimativas das odds ratio. Resultados: Após o controle pela renda familiar per capita, idade e estado conjugal maternos, e peso ao nascer das crianças, o trabalho materno remunerado apresentou-se associado com a ocorrência da desnutrição infantil na população estudada, com p<0,01. O odds ratio da mãe que trabalha foi de 3,3, quando comparado com a mãe que referiu não realizar atividades remuneradas. Conclusões: Houve associação entre trabalho materno remunerado e ocorrência de desnutrição em crianças de 4 a 6 anos de área de alta vulnerabilidade social do Município de São Paulo.

ABNT:

VIEIRA, Viviane Laudelino; CERVATO-MANCUSO, Ana Maria. Trabalho materno e desnutrição infantil em área de alta vulnerabilidade social. Pediatria, São Paulo, v. 32, n. 3, p. 177-183, 2010.