ACESSAR O MATERIAL TAGS

Baixa Renda

Autor(a):

Ventura, Renato Nabas;Puccini, Rosana Fiorini;Silva, Nilza Nunes da;Silva, Edina Mariko Koga da;Oliveira, Eleonora Menicucci de

Autor(a) USP:

Silva, Nilza Nunes da

Ano de publicação:

2008

Unidade USP:

Faculdade de Saúde Pública [FSP]

Assuntos:

mortalidade infantil; classes sociais; vulnerabilidade; lactentes; acesso aos serviços de saúde

Palavras-chave do autor:

mortalidade infantil; classe social; prioridades em saúde; criança; acesso aos serviços de saúde

Resumo:

CONTEXTO E OBJETIVO: A mortalidade infantil expressa uma conjunção de fatores relacionados às condições de vida, trabalho e acesso aos serviços de saúde, e a identificação desses fatores pode contribuir para definição de intervenções em saúde. O objetivo deste trabalho foi analisar a expressão da vulnerabilidade e conseqüentes diferenças de acesso aos serviços de saúde e na ocorrência de óbitos em menores de um ano no município do Embu. TIPO DE ESTUDO E LOCAL: Estudo descritivo, no município de Embu. MÉTODOS: Foram coletados dados secundários (declarações de óbitos) e primários (entrevistas a famílias de crianças residentes do município do Embu, falecidas nos anos de 1996 e 1997, antes de completarem um ano). Variáveis estudadas foram relacionadas às condições de vida, renda e trabalho, à assistência pré-natal, ao parto e à atenção à saúde da criança, as quais foram comparadas com resultados obtidos em estudo realizado no ano de 1996. RESULTADOS: Verificaram-se diferenças estatisticamente significantes quanto a renda, trabalho sem carteira assinada e acesso a plano privado de saúde entre famílias de crianças que foram ao óbito. Verificaram-se, também, diferenças quanto ao acesso e à qualidade da assistência pré-natal, à freqüência de baixo peso ao nascer e a intercorrências neonatais. CONCLUSÕES: A situação de emprego/desemprego foi decisiva na determinação da estabilidade familiar, conferindo maior vulnerabilidade para ocorrência de óbitos infantis, somada às condições de acesso e à qualidade dos serviços de saúde.

ABNT:

VENTURA, Renato Nabas; PUCCINI, Rosana Fiorini; SILVA, Nilza Nunes da; SILVA, Edina Mariko Koga da; OLIVEIRA, Eleonora Menicucci de. The expression of vulnerability through infant mortality in the municipality of Embu. São Paulo Medical Journal, São Paulo, v. 126, n. 5, p. 262-268, 2008. Disponível em: < http://www.scielo.br/pdf/spmj/v126n5/04.pdf > DOI: 10.1590/s1516-31802008000500004.