Tese (Doutorado)
Tentando chegar lá: as experiências sociais de jovens em um cursinho popular de São Paulo
Autor(a):
Bonaldi, Eduardo Vilar
Orientador(a):
Garcia, Sylvia Gemignani
Ano de publicação:
2016
Unidade USP:
Faculdade de Filosofia Letras e Ciências Humanas [FFLCH]
Assuntos:
sociologia; educação; ensino superior; jovens; democratização do ensino
Palavras-chave do autor:
ensino superior;habitus;interacionismo simbólico;jovens de camadas populares;sociologia da educação
Resumo:
Esta pesquisa visa reconstituir as dinâmicas de acesso ao Ensino Superior de jovens de frações relativamente privilegiadas das camadas populares, ingressantes em um cursinho popular localizado na zona norte da cidade de São Paulo. Em primeiro lugar, o estudo busca delinear e compreender a gênese social tanto das aspirações de ingresso no Ensino Superior quanto das dificuldades e barreiras subjetivamente experienciadas por esses jovens ao longo de suas tentativas de acesso ao sistema universitário. Além de evidenciar quais condicionamentos e modulações específicas dos processos de socialização e de escolarização, a que esses jovens foram submetidos, podem enraizar trajetórias bem sucedidas de acesso ao nível universitário, o estudo busca, igualmente, demonstrar como as diferentes redes de relações em que esses jovens encontram-se inseridos podem se refletir em diferentes estilizações de seus modos de experimentação da condição juvenil. Por fim, a natureza eminentemente política da iniciativa também conduziu o estudo à investigação dos modos como afinidades ou dissonâncias entre as origens e trajetórias dos professores e alunos do cursinho estruturam as dinâmicas interacionais a partir das quais pode ocorrer a transmissão das visões políticas de mundo e dos destinos universitários e ocupacionais que esses professores buscam projetar sobre seus alunos.
ABNT:
BONALDI, Eduardo Vilar; GARCIA, Sylvia Gemignani. Tentando chegar lá: as experiências sociais de jovens em um cursinho popular de São Paulo. 2016.Universidade de São Paulo, São Paulo, 2016. Disponível em: < http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8132/tde-09052016-105247/ >.