Participação Comunitária

Silva, Rogério Pinto da;Genaro, Abikeila Juliana;Ferruci, Susanna Gonçalves;Lopes, Andréa Cintra

Autor(a) USP:

Lopes, Andréa Cintra

Faculdade de Odontologia de Bauru [FOB]

Nome do evento:

Jornada Multidisciplinar

educação a distância; telemedicina; portal; saúde; audição; segurança do trabalho; perda auditiva; saúde ocupacional

O uso das tecnologias de informação e comunicação tornou-se realidade nas diversas áreas aplicadas do conhecimento. A Telemedicina é uma importante evolução e consolidação no Brasil nos últimos anos, com o incentivo obtido junto as agencias de fomento à pesquisa e as ações governamentais, que possibilitaram a formação de equipes e núcleos de pesquisa em diversas instituições universitárias brasileiras. Com papel pioneiro, o Departamento de Fonoaudiologia da Faculdade de Odontologia de Bauru-Universidade de São Paulo desenvolve pesquisas de telessaúde, tanto em teleducação, quanto em teleassistência. O setor educacional vem passando nos últimos anos, por um processo de modernização o impulsionado pelos avanços tecnológicos. Mais do que um recurso tecnológico, a Teleeducação proporciona a realização de atividades a distância, sendo estratégia de ensino. Nesta perspectiva, a Educação a Distância (EaD) é uma modalidade educacional na qual a mediaçã o didatico-pedagogica, nos processos de ensino e aprendizagem, ocorre com a utilização de meios e Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs). Profissões diversas têm se utilizado dos recursos da saúde, motivados pela ampliação da acessibilidade aos equipamentos e demais recursos tecnológicos, agilidade do processamento e da disponibilização das informações, possibilidades de trabalhar com dados que em muito ampliam as perspectivas clínicas demográficos, epidemiológicos, de produção, entre outros, auxiliando consideravelmente no desenvolvimento de melhores práticas na área de saúde, sejam elas direcionadas à organização dos serviços de saúde ou à qualificação da assistência prestada aos usuários. Objetivo: Desenvolver um material hipermídia sobre saúde e segurança no trabalho para ser usado como recurso na formação de profissionais de saúde e segurança do trabalho.

SILVA, Rogério Pinto da; GENARO, Abikeila Juliana; FERRUCI, Susanna Gonçalves; LOPES, Andréa Cintra. Teleducação, portal de informações sobre saúde auditiva para profissionais da saúde e segurança do trabalho. Anais.. Bauru: FAAC-Unesp, 2017.Disponível em: .