Dissertação (Mestrado)
Teatro e comunidade: uma travessia em campo emaranhado
Autor(a):
Coradi, Terena Zamariolli
Orientador(a):
Pupo, Maria Lúcia de Souza Barros
Ano de publicação:
2017
Unidade USP:
Escola de Comunicações e Artes [ECA]
Assuntos:
teatro amador; teatro; comunidades; teatro e educação; ação cultural
Palavras-chave do autor:
ação cultural;comunidade;pedagogia do teatro;teatro em comunidades
Resumo:
A presente pesquisa teve como campo de estudo o bairro de Vargem Grande, localizado na subprefeitura de Parelheiros, extremo sul da capital paulista, visando investigar práticas teatrais permeáveis ao contexto no qual elas estão inseridas, de modo a identificar os sentidos que essa experiência de criação artística tem para as pessoas envolvidas e se/como isso reverbera no cotidiano delas. O local, que mescla características rurais e urbanas, não possui nenhum equipamento cultural e apresenta uma complexidade social, ambiental e econômica significativa. A fim de instaurar um processo de apropriação da linguagem teatral, foram realizados diferentes experimentos cênicos com crianças e adolescentes de 7 a 13 anos, frequentadoras do "Projeto Vargem Grande: Comunidade Saudável", coordenado pelo Centro Popular de Cultura e Desenvolvimento (CPCD), uma organização não-governamental com sede em Belo Horizonte (MG) e que desenvolve trabalhos educativos em diferentes localidades do território nacional. Com base nas reflexões advindas do processo, buscou-se examinar o emaranhado conceitual que envolve a área denominada Teatro em Comunidades, em expansão no Brasil, e realizou-se uma revisão bibliográfica da literatura produzida e divulgada sobre esse tema no país. Deste modo, tornou-se crucial problematizar o conceito de comunidade, em especial por meio das considerações de Zygmunt Bauman, e refletir em que medida esse termo auxilia na compreensão da especificidade do trabalho teatral realizado.
ABNT:
CORADI, Terena Zamariolli; PUPO, Maria Lúcia de Souza Barros. Teatro e comunidade: uma travessia em campo emaranhado. 2017.Universidade de São Paulo, São Paulo, 2017. Disponível em: < http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27155/tde-06022018-101054/ >.