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Nível de ensino:

Pós-Graduação

Unidade USP:

Faculdade de Educação [FE]

Área de concentração:

Educação e Ciências Sociais: Desigualdades e Diferenças

Departamento:

Faculdade de Educação

Docente(s) responsável(is):

Marilia Pontes Esposito

Objetivos:

Situar teórica e historicamente a importância dos estudos sobre juventude no âmbito da reflexão sociológica; analisar investigações recentes sobre vários aspectos da condição juvenil contemporânea e as transformações observadas no ciclo de vida; examinar a categoria juventude sob o ponto de vista das relações intergeracionais e da inerente diversidade que acompanha a condição juvenil na sociedade atual; ampliar os marcos de referência que estruturam a reflexão sobre os processos educativos, em especial sobre a escola, mediante a incorporação da noção de juventude e suas implicações para a pesquisa em Educação.

Justificativa:

Os estudos sobre juventude, após um período de intensa vitalidade nos anos 1960, praticamente desapareceram da reflexão sociológica e da pesquisa educacional até meadosda década de 1990 no Brasil. Nos últimos dez anos um conjunto de estudos desenvolvidos traça um retrato importante da experiência juvenil contemporânea, tanto no âmbito das relações entre as gerações como no da diversidade inerente que envolve a condição juvenil a partir das desigualdades sociais, de gênero e relações étnico-raciais. As formas da socialização sofrem profundas alterações ao lado de processos de individuação acentuados, atingindo de modo diferençado as trajetórias dos jovens no Brasil. Desigualdades sociais multiplicadas impactam a vida desses segmentos jovens, quer no desenho dos percursos escolares como sob o ponto de vista das relações a serem construídas no mundo do trabalho. Formas emergentes de ação coletiva juvenil na esfera pública, a intensificação de modos plurais de ativismo político ou de práticas culturais e as interfaces entre juventude, violência e crime evidenciam um quadro complexo para a análise desse grupo de idade na sociedade brasileira. Esse conjunto de processos exige adensamento teórico para a construção de problemáticas de pesquisa consistentes no interior do campo de estudos.

Programa:

1) Elementos sócio-históricos para a definição da noção de juventude - A sociologia do ciclo de vida - A noção de geração e os estudos sobre juventude - Desigualdades e diversidade na construção da categoria juventude 2) Juventude, socialização e individuação - Os jovens e suas relações com as instituições socializadoras: família, escola e religiões - A crise do mundo do trabalho e a experiência juvenil - Sociabilidade e tempo livre 3) Juventude, grupos juvenis e ação coletiva - Ativismo político e ação coletiva juvenil - Os grupos juvenis e a esfera pública - Formas emergentes de ação coletiva juvenil e conflitividade social - Juventude e violência