Trabalho de evento
Significado da gestação e parto para mulheres residentes em uma comunidade de alta vulnerabilidade social no interior de Alagoas
Autor(a):
Pereira, Janaína Ferro;Silva, Isilia Aparecida
Autor(a) USP:
Silva, Isilia Aparecida
Ano de publicação:
2015
Unidade USP:
Escola de Enfermagem [EE]
Assuntos:
pobreza; gravidez; parto; interação simbólica; discurso do sujeito coletivo
Palavras-chave do autor:
pobreza;gestação;parto; interacionismo simbólico;discurso do sujeito coletivo
Resumo:
Os eventos de gestação e parto exigem práticas efetivas para a garantia de qualidade e segurança, mas, essa não é a realidade em comunidades pobres. O objetivo do estudo é compreender o significado da gestação e do parto para catadoras de lixões. Utilizando referencial teórico Interacionismo Simbólico, a estratégia do Discurso Sujeito Coletivo (DSC). Foram entrevistadas 35 mulheres. Emergindo o tema EXPERIÊNCIAS MATERNA DA GESTAÇÃO, a partir da organização de 6 DSC. Assim, a descrição desses momentos de vida é interpretada como de muito sofrimento e dores, que em muitos momentos são enfrentados com resignação. A maternidade tem um significado de aumento na demanda de responsabilidades, mas que faz parte de suas vidas. Além de medidas sociais de distribuição de benefícios para as famílias carentes, urge o acompanhamento dessas mulheres.
ABNT:
PEREIRA, Janaína Ferro; SILVA, Isilia Aparecida. Significado da gestação e parto para mulheres residentes em uma comunidade de alta vulnerabilidade social no interior de Alagoas. Anais.. [S.l.: s.n.], 2015.Disponível em: