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Autor(a):

Gomes, Luciana Szymanski Ribeiro

Orientador(a):

Amaral, Lígia Assumpção

Ano de publicação:

1997

Unidade USP:

Instituto de Psicologia [IP]

Assuntos:

desenvolvimento infantil; escolas; interação interpessoal

Resumo:

Aborda a relação entre gêneros sob a perspectiva de educadores de uma instituição da periferia de São Paulo que atua no atendimento de crianças e adolescentes. Parte do princípio de que a instituição, na ação dos educadores, exerce influência na formação da identidade feminina e masculina. Os Ss são 14 adultos, divididos em 2 fases de entrevistas. Na fase I trata de entrevistas individuais com 5 Ss, 3 do sexo feminino e 2 do sexo masculino. Na fase II, assistem a um vídeo e entrevista-se coletivamente 9 Ss, 4 do sexo feminino e 5 do sexo masculino. Baseou a análise na abordagem fenomenológica-existencial. A interpretação dos relatos aponta para uma ambiguidade oscilante entre as mais diversificadas experiências e as mais estereotipadas formas de olhar a questão do feminino e masculino. O estudo fornece uma imensa gama de possibilidades que percorre tanto a discussão acerca da autoridade masculina e submissão feminina como experiências inversas. Essas possibilidades permeiam o universo de cada profissional no modo de se compreender como o homem ou mulher e de compreender a questão do gênero como educador.

ABNT:

GOMES, Luciana Szymanski Ribeiro; AMARAL, Lígia Assumpção. Ser educadora, ser educador: um olhar sobre a questão do gênero no contexto educacional. 1997.Universidade de São Paulo, São Paulo, 1997.