ACESSAR O MATERIAL TAGS

Autor(a):

Brito, Patricia Lustosa

Orientador(a):

Quintanilha, José Alberto

Ano de publicação:

2010

Unidade USP:

Escola Politécnica [EP]

Assuntos:

sensoriamento remoto; epidemiologia; infraestrutura urbana; leptospirose; favelas; planejamento territorial urbano

Palavras-chave do autor:

áreas precárias;classificação de imagens;epidemiologia;imagem quickbird;infra-estrutura urbana;leptospirose;ortofotografia;Salvador (BA);sensoriamento remoto

Resumo:

Em países em desenvolvimento, doenças infecciosas se constituem ainda um grave problema de saúde pública. Muitas vezes, essas doenças estão altamente relacionadas a condições urbanas que podem ser encontradas em áreas mais pobres, nesses casos, o sensoriamento remoto (SR) pode ser utilizado como uma poderosa ferramenta de estudo. Novos produtos de SR se encontram disponíveis no mercado, permitindo o desenvolvimento de análises espaciais cada vez mais profundas e precisas. No entanto, a complexidade que envolve a epidemiologia de doenças, a irregularidade de ocupações urbanas e a heterogeneidade das imagens de alta resolução espacial têm restringido o desenvolvimento de estudos nesse campo científico. O desafio de identificar elementos e tipologias urbanas em imagens de sensoriamento remoto relacionadas à ocorrência da leptospirose justifica-se pela crença de que ferramentas de SR podem ser mais amplamente utilizadas no monitoramento de carências urbanísticas e, consequentemente, na gestão de ações e investimentos públicos. A metodologia contempla uma revisão bibliográfica sistemática, com base na qual foram criados modelos de transmissão da leptospirose e investigadas tipologias urbanas presentes na área de estudo. As variáveis baseadas em dados de SR que formam os indicadores dos modelos e que caracterizam as tipologias foram usadas para definir objetos e atributos, alvos das investigações em imagens de alta resolução espacial. Os procedimentos de SR adotados baseiam-se na segmentação multi-nível, classificação baseada em objeto, e utilizam ortofotografias aéreas, imagem QuickBird e base cartográfica do eixo viário do Subúrbio Ferroviário de Salvador. Para o cálculo das variáveis utilizou-se produtos do processamento da imagem QuickBird. Procedimentos de geoprocessamento foram realizados em sistema de informações geográficas.

ABNT:

BRITO, Patricia Lustosa; QUINTANILHA, José Alberto. Sensoriamento remoto na identificação de elementos e tipologias urbanas relacionados à ocorrência da leptospirose no subúrbio ferroviário de Salvador, Bahia. 2010.Universidade de São Paulo, São Paulo, 2010. Disponível em: < http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/3/3138/tde-18082010-170309/ >.