ACESSAR O MATERIAL TAGS

Autor(a):

Bichir, Renata Mirandola

Orientador(a):

Marques, Eduardo Cesar

Ano de publicação:

2006

Unidade USP:

Faculdade de Filosofia Letras e Ciências Humanas [FFLCH]

Assuntos:

segregação urbana (fatores sócio-econômicos); infraestrutura urbana (política; impacto); políticas públicas; pobreza; política urbana; marginalidade social

Palavras-chave do autor:

estado;infra-estrutura urbana;pobreza urbana;políticas públicas;segregação residencial

Resumo:

Esse trabalho aborda a questão da segregação residencial no município de São Paulo, sendo o objetivo principal a avaliação do impacto da segregação sobre o acesso das camadas mais pobres da população à política de infra-estrutura urbana. Além da discussão conceitual a respeito da segregação – termo muitas vezes confundido na literatura com os conceitos de pobreza, desigualdade, falta de acesso a serviços urbanos –, o trabalho pretende apresentar estratégias de identificação de áreas segregadas e um modelo de análise capaz de medir o impacto da residência nesses locais sobre as condições de acesso à política de infra-estrutura urbana, tradicionalmente associada com a segregação. Desse modo, além de um esforço teórico de deslocamento do foco em direção às conseqüências da segregação, e não as suas causas, esse trabalho apresenta um esforço empírico de elaboração de indicadores capazes de identificar áreas segregadas e medir o impacto da residência nesses locais sobre as condições de acesso a políticas públicas.

ABNT:

BICHIR, Renata Mirandola; MARQUES, Eduardo Cesar. Segregação e acesso a políticas públicas no município de São Paulo. 2006.Universidade de São Paulo, São Paulo, 2006. Disponível em: < http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8131/tde-29042006-083123/ >.