Dissertação (Mestrado)
Saúde bucal no Programa Saúde da Família no município de São Paulo: uma perspectiva do usuário
Autor(a):
Munkeviz, Mara Silvia Galletti
Orientador(a):
Pelicioni, Maria Cecilia Focesi
Ano de publicação:
2009
Unidade USP:
Faculdade de Saúde Pública [FSP]
Assuntos:
saúde bucal (percepção); saúde pública; plataforma política (impactos sociais); saúde da família; serviços de saúde bucal (percepção)
Palavras-chave do autor:
percepção do usuário Programa Saúde da Família saúde bucal coletiva
Resumo:
Introdução Este trabalho objetivou analisar a recente inserção da saúde bucal no Programa Saúde da Família (PSF) no que se refere ao vínculo, ao acesso, à integralidade da atenção e à resolutividade dos problemas de saúde bucal. Objetivo - Identificar as opiniões, percepções e necessidades dos usuários adultos da UBS Vila Espanhola, município de São Paulo, em relação à sua saúde bucal e ao serviço de atenção à saúde bucal a eles oferecido pelo PSF. Metodologia Pesquisa qualitativa, composta pelas seguintes etapas: observação sistemática das atividades da equipe de saúde bucal da UBS estudada e entrevista com os usuários adultos, maiores de 18 anos, que tiveram algum tipo de atendimento odontológico na UBS nos últimos 6 meses. Na fase de análise optou-se pela técnica de análise de conteúdo. Resultados Realizaram-se 25 entrevistas e percebeu-se que a inserção do PSF aumentou o acesso da população estudada na região da UBS, aumento que trouxe maior demanda por serviços especializados em odontologia. Contudo, os usuários não estão conseguindo utilizar esses serviços de atenção secundária em saúde bucal. As entrevistas também trouxeram algumas questões levantadas pelos usuários, como a constante troca de dentistas na equipe, comprometendo o vínculo, a falta de autonomia dos usuários com relação à própria saúde bucal, a da falta de credibilidade no setor público, a do papel do ACS na equipe, a da forma como são efetuados os grupos de escovação, a questão do espaço físico onde são realizados os atendimentos e a forma como é aplicado o princípio da equidade para priorizar os atendimentos. Conclusão - A inserção da saúde bucal no PSF trouxe alguns avanços, porém precisa ser reavaliada para realmente conseguir atingir suas principais propostas, como a integralidade da atenção, a equidade, entre outras.
ABNT:
MUNKEVIZ, Mara Silvia Galletti; PELICIONI, Maria Cecilia Focesi. Saúde bucal no Programa Saúde da Família no município de São Paulo: uma perspectiva do usuário 2009.Universidade de São Paulo, São Paulo, 2009. Disponível em: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/6/6135/tde-21072009-090125/