ACESSAR O MATERIAL TAGS

Autor(a):

Benicio, Tais D'aquino

Orientador(a):

Lima, Catharina Pinheiro Cordeiro dos Santos

Ano de publicação:

2015

Unidade USP:

Faculdade de Arquitetura e Urbanismo [FAU]

Assuntos:

paisagem urbana (aspectos sociais); saneamento urbano (aspectos urbanísticos); periferia; espaços livres; espaço público; participação

Palavras-chave do autor:

espaços livres públicos;paisagem urbana (aspectos sociais);participação;periferia;saneamento urbano (aspectos urbanísticos);Taboão da Serra (SP)

Resumo:

Esta pesquisa busca uma interface entre os projetos de saneamento básico que implementam obras de abastecimento de água, esgoto e drenagem de águas urbanas em bairros da periferia de São Paulo, com o campo conceitual e propositivo do estudo da Paisagem urbana, não apenas considerando as configurações espaciais como também a percepção dos sentimentos manifestos pelos sujeitos moradores, através da memória, da afetividade e do pertencimento ao respectivo bairro de moradia. Partindo da capacidade dos projetos de saneamento de qualificarem ambientalmente áreas degradadas, foi estruturada uma pesquisa que evidenciasse a relação dos moradores com o ressurgimento de elementos da relação cidade e natureza. Fica demonstrada a capacidade dos Espaços Livres Públicos, remanescentes ou criados pelos projetos de saneamento urbano, de favorecerem essa mediação entre os processos antrópicos, os culturais e os biofísicos naturais, sustentando a formação e a qualificação da paisagem urbana nas periferias das grandes cidades. Ao considerar o pressuposto de que a percepção da paisagem tem a ver com o sujeito e com seu modo de estar no mundo, os estudos de campo foram orientados por uma pesquisa qualitativa, relacionada a observações da dinâmica local; percebendo, caminhando ou fotografando fenômenos correlatos, proporcionando uma convivência com o cotidiano do bairro. Na abertura de diálogos e discernimento de revelações de seus moradores, crianças e adultos, evidenciaram-se atitudes compassivas com a degradação ambiental, as quais demonstraram a necessidade de uma abordagem pedagógica sensível, que transmita informações claras e objetivas acerca dos limites da relação, no meio urbano, entre homem e natureza. Os resultados da qualificação ambiental dos projetos de saneamento básico, associados a práticas educativas de percepção da Paisagem do bairro, favoreceram a necessária visão intersubjetiva da relação entre morador e cidade.

ABNT:

BENICIO, Tais D'Aquino; LIMA, Catharina Pinheiro Cordeiro dos Santos. Saneamento e paisagem: um potencial de transformação nas periferias. 2015.Universidade de São Paulo, São Paulo, 2015. Disponível em: < http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/16/16135/tde-09092015-104742/pt-br.php >.