Dissertação (Mestrado)
Retratos, relatos e impressões de crianças moradoras da periferia de São Paulo por meio do fotovoz
Autor(a):
Bertagnoni, Larissa
Orientador(a):
Galheigo, Sandra Maria
Ano de publicação:
2017
Unidade USP:
Faculdade de Medicina [FM]
Assuntos:
crianças; terapia ocupacional; participação comunitária; vulnerabilidade; cultura; pesquisa qualitativa
Palavras-chave do autor:
criança;cultura;participação social;terapia ocupacional;vulnerabilidade social
Resumo:
O coletivo de crianças em situação de vulnerabilidade é o grupo social mais exposto a constrangimentos que dificultam a tarefa de conhecer e pertencer à cidade onde moram. Nesse atual contexto e com orientação da perspectiva sociológica da infância, o objetivo dessa pesquisa foi conhecer e compreender as percepções de crianças vivendo condições complexas de vulnerabilidade, residentes na periferia, acerca de seu território na cidade de São Paulo, assim como conhecer as relações por elas estabelecidas com esses espaços. Tratou-se de uma pesquisa participativa de caráter colaborativo que utilizou o recurso metodológico do fotovoz. Foram realizados sete encontros com um grupo de cinco crianças entre 08 e 10 anos de idade em acompanhamento em um Centro de Atenção Psicossocial Infanto-Juvenil (CAPSij) devido às situações complexas de vida e vulnerabilidade, mas sem transtornos mentais severos. Foi proposta a circulação coletiva pelos espaços de sentido no território para que as crianças registrassem em fotografia suas percepções cotidianas do espaço no qual vivem. Ademais, foi realizada uma exposição fotográfica aberta à comunidade a partir das seleções individuais de fotografias e discussões coletivas sobre a experiência, assim como encontros individuais de devolutiva com as crianças. O material verbal e imagético passou por análise temática em diálogo com diário de campo da pesquisadora. Os resultados contemplaram os retratos de cada criança participante, o processo de construção coletiva da pesquisa, o material fotográfico produzido pelas crianças a partir dos seus olhares e a exposição fotográfica intitulada "Nosso Mundo". Os registros fotográficos abordaram as seguintes categorias temáticas: (1) Corpo: experimentando a si mesmo e constituindo um grupo, (2) CAPSij: revisitando pela fotografia um espaço conhecido, (3) O território como lugar de desejo e consumo, (4) Percursos cotidianos e histórias de vida no território físico e existencial e (5) As sutilezas em meio ao concreto da cidade: território e natureza. Em diálogo com a literatura, foram apresentadas as reflexões teóricas sobre a circulação das crianças colaboradoras nos seus espaços de pertencimento, organizada em três argumentos principais: (1) Territórios existenciais: o corpo, lugares de vida e a circulação na cidade, (2) Produção de culturas da infância: as lógicas de consumo e a descoberta da natureza e (3) O fotovoz como recurso metodológico: protagonismo e processos de identificação social. Cada participante do estudo pode contribuir de maneira importante para o debate e análise do objeto de pesquisa e, consequentemente, para o processo de reconstrução da compreensão da infância na sociedade. O fotovoz permitiu os registros das experiências significativas da vida das crianças, a partir de suas perspectivas. A pesquisa revelou que as crianças têm um olhar crítico e complexo sobre seus espaços de circulação e pelas relações com esses estabelecidas. Um olhar permeado por suas singularidades de vida, atendo ao belo e à delicadeza da natureza em meio ao concreto cinza da cidade, dialogando constantemente com as culturas de massa e os valores sociais hegemônicos.
ABNT:
BERTAGNONI, Larissa; GALHEIGO, Sandra Maria. Retratos, relatos e impressões de crianças moradoras da periferia de São Paulo por meio do fotovoz. 2017.Universidade de São Paulo, São Paulo, 2017. Disponível em: < http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/5/5170/tde-28032018-090131/ >.