ACESSAR O MATERIAL TAGS

Autor(a):

Rockenbach, Denise

Orientador(a):

Oliveira, Ariovaldo Umbelino de

Ano de publicação:

1999

Unidade USP:

Faculdade de Filosofia Letras e Ciências Humanas [FFLCH]

Assuntos:

geografia humana; geografia (estudo e ensino); autobiografias; identidade cultural

Resumo:

O processo de construção desta pesquisa está intrinsecamente ligado a minha atuação enquanto professora de Geografia em escolas públicas de 1º e 2º graus (ensinos fundamental e médio). Não foram poucas as vezes em que, no cotidiano da sala de aula, me deparei com alunos que resistem em se assumirem como pobres, migrantes ou filhos de migrantes, moradores de periferia ou de favelas, etc., tomando para si o estereótipo de jovem da classe média, que freqüenta shopping center e consome produtos de grife. Por que negar o que se é realmente? O que fazer para auxiliar esses alunos a assumir sua identidade? Foram essas questões que nortearam a construção de um projeto interdisciplinar denominado Resgate da Identidade no CEFAM(Centro Específico de Formação e Aperfeiçoamento do Magistério) - Butantã. Mas o que é identidade? Como pode a Geografia contribuir para essa discussão? Existe alguma relação entre identidade e espaço? Estas são as questões que orientaram a elaboração desta pesquisa, que faz o registro do projeto Resgate da Identidade e discute a identidade através de algumas tríades: identidade-tempo-espaço; identidade-habitante-lugar; lugar-uso-valor; lugar-valor de uso-valor de troca; identidade-memória-vivido; percebido-concebido-vivido. A questão da identidade assume mais relevância quando atentamos para o fato de que o CEFAM é um curso de formação de professores de pré-escola e séries iniciais: qual a contribuição do projeto Resgate da Identidade para a formação do professor e do cidadão? Sem a pretensão de esgotar o assunto, as instigantes questões colocadas acima são abordadas neste trabalho.

ABNT:

ROCKENBACH, Denise; OLIVEIRA, Ariovaldo Umbelino de. Resgate da identidade: registrando um projeto e investigando a relação identidade-espaço. 1999.Universidade de São Paulo, São Paulo, 1999.