Tese (Doutorado)
Relações de poder na escola pública de ensino fundamental: uma radiografia à luz de Weber e Bourdieu
Autor(a):
Castro, Magali de
Orientador(a):
Motta, Fernando Claudio Prestes
Ano de publicação:
1994
Unidade USP:
Faculdade de Educação [FE]
Assuntos:
administração da educação
Resumo:
Como toda organização, a escola apresenta aspectos informais, provenientes das relações entre os atores e os grupos, das exigências e previsões a que sao submetidos, e dos meios não formais criados pelos grupos para a execução das atividades. Neste contexto, se desenrolam as relações de poder, as vezes inconscientes e subliminares, sob a forma do poder simbólico de Bourdieu; outras vezes, claramente identificadas, como o poder formal e impessoal, como o poder legal, como uso da forca ou como a influencia social, politica ou ideológica, abordados por Weber. Simbólico, ou claramente identificado, o poder nas instituições escolares e exercido e disputado por atores que vivem relações de poder, as vezes tranquilas e equilibradas e, outras vezes, conflituosas, sendo alguns conflitos mais facilmente negociáveis do que outros. Instancia onde a circulação de capital econômico e social e restrita e onde a exigência do capital cultural e menor do que em outros níveis e ambientes. A escola de series iniciais do ensino fundamental de periferia e um local onde se travam lutas pelo poder e onde as relações de poder se fazem de forma clara e, as vezes, ate mesmo impositiva. O estudo se constitui em uma radiografia destas relações em duas escolas da periferia urbana de b. Horizonte, a partir da proposta oficial de democratização das relações de poder nas escolas públicas de Minas Gerais, em 1983.
ABNT:
CASTRO, Magali de; MOTTA, Fernando Claudio Prestes. Relações de poder na escola pública de ensino fundamental: uma radiografia à luz de Weber e Bourdieu. 1994.Universidade de São Paulo, São Paulo, 1994.