Artigo de periódico
Reabilitação com ênfase no território: Jardim D’Abril e Jardim Boa Vista, no município de São Paulo
Autor(a):
Oliver, Fátima Corrêa;Aoki, Marta;Tissi, Maria Cristina;Nicolau, Stella Maris
Autor(a) USP:
Oliver, Fatima Correa;Aoki, Marta
Ano de publicação:
2003
Unidade USP:
Faculdade de Medicina [FM]
Assuntos:
terapia ocupacional (tendências); deficientes (reabilitação); participação comunitária
Palavras-chave do autor:
apoio social; atividades humanas; pessoas deficientes; reabilitação; participação comunitária; terapia ocupacional; tendências
Resumo:
Trata-se de projeto de ensino, pesquisa e extensão de serviços à comunidade realizado no Distrito de Saúde Escola Butantã - zona oeste de São Paulo. Desenvolve-se através de acompanhamento individual para construção de projetos de vida; fórum de pessoas com deficiências para organização social em torno de necessidades específicas; atividades socioculturais com circulação em espaços públicos, trocas sociais e afetivas e Apoio à Inclusão de crianças em escolas e creches. Além destas, no Jardim D'Abril, se realizam ações para sociabilidade e criação de rede social e de suporte (Grupos de Convivência e Brinquedoteca Comunitária) e geração de renda (Oficina do Fazer), parcerias com a Associação local No Jardim Boa Vista, unidade de saúde do Programa de Saúde da Família também são desenvolvidas ações para cuidados corporais, melhoria das condições de saúde e ampliação de rede social e de suporte através de Grupos diários de Alongamento e Tai Chi (pessoas com e sem deficiências)e Grupo de Atividades Corporais com jovens na escola local. O cadastramento de pessoas com deficiências moradoras dos bairros é permanente. Resultados positivos são observados nas ações coletivas (mudança das concepções sobre a deficiência; maior organização e consciência de direitos das pessoas com deficiências e legitimidade de suas demandas na comunidade e frente ao poder público; criação e consolidação de espaços comunitários e maior acesso a equipamentos sociais). Nos processos individuais há redução de segregação no ambiente doméstico, aumento da participação em espaços coletivos, melhoria nas condições de sociabilidade e redução do sofrimento psíquico entre pessoas com deficiências e seus familiares.
ABNT:
OLIVER, Fátima Corrêa; AOKI, Marta; TISSI, Maria Cristina; NICOLAU, Stella Maris. Reabilitação com ênfase no território: Jardim D'Abril e Jardim Boa Vista, no município de São Paulo. Revista de Terapia Ocupacional da Universidade de São Paulo, São Paulo, v.14, n.3, p.141-146, 2003. DOI: 10.11606/issn.2238-6149.v14i3p141-146.