ACESSAR O MATERIAL TAGS

Autor(a):

Lopes, Charleston Ricardo Simões

Orientador(a):

Martin, Vima Lia de Rossi

Ano de publicação:

2015

Unidade USP:

Faculdade de Filosofia Letras e Ciências Humanas [FFLCH]

Assuntos:

hip hop; rap; periferia

Palavras-chave do autor:

hip hop;periferia;ponto de vista cancional;Racionais MC's;rap

Resumo:

O presente trabalho analisa dois momentos na obra do grupo de rap paulistano Racionais Mc´s. O primeiro momento, de 1990 a 1993, estrutura um modo de crítica que se caracteriza pelo tom denuncista, assemelhado ao tom professoral, no enfoque das composições, cujo ponto de vista dos raps não se constrói a partir da periferia, mas deslocado, pretensamente acima dela, em razão da posição em destaque do rapper nesse espaço social. Já o segundo momento, a partir dos raps "Fim de semana no parque" e "Homem na estrada", do álbum Raio X do Brasil (1993), é marcado pela superação do ponto de vista professoral, pois as composições formalizam a perspectiva do morador de periferia, cujo resultado estético não só olha para a periferia, mas partir desse espaço social.

ABNT:

LOPES, Charleston Ricardo Simões; MARTIN, Vima Lia de Rossi. Racionais Mc's: do denuncismo deslocado à virada crítica (1990-2006). 2015.Universidade de São Paulo, São Paulo, 2015. Disponível em: < http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8156/tde-19102015-133210/ >.