Dissertação (Mestrado)
Qualidade na educação infantil pública: concepções das famílias usuárias
Autor(a):
Gallo, Bruna Calefi
Orientador(a):
Silva, Ana Paula Soares da
Ano de publicação:
2010
Unidade USP:
Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Ribeirão Preto [FFCLRP]
Assuntos:
alimentação infantil (percepção); creches (organização e administração); hábitos alimentares; promoção da saúde; pesquisa qualitativa
Palavras-chave do autor:
qualidade da educação infantil avaliação da qualidade na educação relação família-instituição de educação infantil
Resumo:
Questões relacionadas à qualidade da educação têm evocado muitas discussões e ocupado importantes espaços de debate educacional, sobretudo a partir da última década do século XX. Políticas públicas e reformas educacionais têm sido implantadas em diversos países a partir de tais discussões. Muitas são as concepções de qualidade, assim como os instrumentos de avaliação educacional. Dentre as diferentes correntes, alguns autores defendem que a avaliação da qualidade da educação seja feita a partir do diálogo entre todos os atares envolvidos na educação, dentre eles, as famílias. Na aproximação a essas perspectivas, o objetivo do presente trabalho é compreender o que as famílias entendem por qualidade da instituição de educação infantil e quais elementos são considerados para a realização da avaliação. A pesquisa foi realizada com famílias de três instituições de educação infantil de um município da região de Ribeirão Preto. As 309 famílias das três instituições foram convidadas a participar voluntariamente da pesquisa. 156 famílias participaram da aplicação do questionário, sendo 75% das respondestes as mães. Em apenas uma delas, foi realizado um colóquio, guiado por um temário, com um grupo de 8 famílias. O questionário e o roteiro do colóquio foram traduzidos e adaptados do instrumento criado pelo grupo italiano Sviluppo Umano e Società, do Consiglio Nazionale delle Ricerche (Roma). Tendo como guia algumas proposições da Hermenêutica de Profundidade (HP) de Thompson juntamente com o referencial teórico metodológico da RedSig, o material de pesquisa foi tratado a partir de três momentos: o locus e as relações de produção das formas simbólicas sobre qualidade da educação infantil; os dados organizados em tabelas, gráficos e transcrições; a interpretação conjunta de todas essas formas simbólicas.
ABNT:
GALLO, Bruna Calefi; SILVA, Ana Paula Soares da. Qualidade na educação infantil pública: concepções das famílias usuárias. 2010.Universidade de São Paulo, Ribeirão Preto, 2010.