Noronha, Fernanda Silva

Porto, Maria do Rosário Silveira

Faculdade de Educação [FE]

jogos; antropologia (educação); infância (educação); relações de gênero

brincadeira;brinquedo;criança;escola;jogo;relações de gênero e trocas simbólicas;rua;sociabilidade infantil

Trata-se de uma investigação circunscrita à área da educação que buscou no conceitual antropológico e na observação participante a possibilidade de realizar uma descrição densa da prática dos jogos realizados por crianças moradoras de um bairro da periferia da zona sul da cidade de São Paulo. O objetivo primeiro desta pesquisa é interpretar a forma sui generis como essas crianças, por meio de universos simbólicos disponíveis em seu meio social, e, apesar da restrição de espaço e das regras estabelecidas na escola, viabilizam a prática do jogo no interior dessa instituição e no espaço da rua. O trabalho mostra também como a dinâmica das brincadeiras pode ser lida na chave dos rituais próprios de grupos etários e, ainda, que a análise do jogo como forma de sociabilidade infantil não deve prescindir de uma reflexão sobre regra, trocas simbólicas, corpo e relações de gênero.

NORONHA, Fernanda Silva; PORTO, Maria do Rosário Silveira. Pulando muros: jogos de rua e jogos de escola. 2008.Universidade de São Paulo, São Paulo, 2008. Disponível em: < http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-17052011-104209/ >.