Pós-Graduação
Psicologia Social e Políticas Públicas de Saúde
Nível de ensino:
Pós-Graduação
Unidade USP:
Escola de Enfermagem [EE], Faculdade de Odontologia [FO], Faculdade de Saúde Pública [FSP]
Área de concentração:
Formação Interdisciplinar em Saúde
Departamento:
Faculdade de Odontologia, Escola de Enfermagem e Faculdade de Saúde Pública
Docente(s) responsável(is):
Ianni Regia Scarcelli
Objetivos:
1) Discutir temas relacionados a políticas públicas e implementação de práticas na área de saúde e saúde mental, a partir de questões e conceitos formulados no campo da Psicologia Social, tais como: intersubjetividade, grupos, instituições. 2) Refletir sobre desafios à pesquisa em Psicologia Social no campo das políticas públicas de saúde.
Justificativa:
As contribuições que saberes psi podem trazer às discussões sobre políticas públicas e implementação de práticas, particularmente na área de saúde, é temática de relevância no campo da Psicologia Social. Os efeitos das políticas públicas sobre as vidas pessoas e as lacunas que, na implementação de novos planos ou programas, surgem entre os âmbitos político-jurídico e técnico-assistencial, têm mobilizado a formulação de perguntas e busca de métodos que possibilitem maior compreensão e superação desses problemas. Diante da vasta abrangência dos temas e das questões que se apresentam, justifica-se a criação de espaços acadêmicos voltados para essa discussão.
Programa:
1. Psicologia social, instituições e políticas públicas: 1.1 – Indivíduo, grupo e instituição; 1.2 – Indivíduo, sociedade civil e Estado; 1.3 – Relação público / privado no âmbito da Psicologia Social. 2. Desafios e estratégias na implementação do SUS (Sistema Único de Saúde). 2.1 – Público, estatal e privado na saúde; 2.2 – Modelo biomédico e o sistema de saúde; 2.3 – Promoção da saúde; 3. Psicologia Social e Saúde. 3.1 Saúde mental como política pública, 3.2 – Formação e trabalho na área de saúde; 3.3 – Pesquisa em Psicologia Social no campo da saúde .