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Autor(a):

Rodrigues, Ana Maria Curto

Orientador(a):

Patto, Maria Helena Souza

Ano de publicação:

1987

Unidade USP:

Instituto de Psicologia [IP]

Assuntos:

psicologia escolar; interação professor aluno; psicologia institucional; psicólogos escolares

Resumo:

Pretende contribuir para uma nova possibilidade de inserção e atuação do psicólogo escolar partindo de uma visão dialética acerca da relação escola-sociedade, onde o elemento determinado não deixa de influenciar o elemento determinante, e da perspectiva de que a escola venha a se inserir num processo mais amplo de construção de uma nova ordem social exatamente pelo cumprimento de seu papel especificamente pedagógico. Reflete sobre as tentativas, conduzidas pela própria autora, de aplicação do referencial teórico-metodológico da psicologia institucional em unidade da rede pública de ensino da capital (SP). Desta reflexão retira elementos para uma leitura da dinâmica institucional que tem caracterizado as escolas de periferia com as quais trabalhou. Verifica que aspectos comuns se repõem, caracterizando um certo teor de conflitos que subjazem a pratica pedagógica e ao funcionamento institucional e que acabam dificultando o trabalho cooperativo e a consecução do objetivo explícito da escola (ensino). Tais conflitos referem-se ao escamoteamento do objeto implícito da instituição (ideológico), que tem sobrepujado e minado sua função pedagógica. Discorre sobre as consequências disto ao nível das relações intersubjetivas que se estabelecem entre os integrantes da escola. Aponta as dificuldades da intervenção institucional neste campo e propõe alternativas para enfrenta-los.

ABNT:

RODRIGUES, Ana Maria Curto; PATTO, Maria Helena Souza. Psicologia institucional em escolas publicas: em busca de uma leitura. 1987.Universidade de São Paulo, São Paulo, 1987.