Graduação
Psicologia da educação II
Nível de ensino:
Graduação
Unidade USP:
USP São Carlos [USP]
Departamento:
Licenciatura em Ciências Exatas
Docente(s) responsável(is):
Jose Fernando Fontanari
Objetivos:
Os principais objetivos desta disciplina são estudar e analisar algumas questões relacionadas com avaliação da aprendizagem, interação professor-aluno e influência de fatores psicológicos na aprendizagem.
Programa:
Programa Resumido - Avaliação da aprendizagem; - A interação professor aluno; - Fatores sociais e psicológicos envolvidos na aprendizagem; Programa - Avaliação da aprendizagem; - A interação professor aluno; - Fatores sociais e psicológicos envolvidos na aprendizagem. Atividades dirigidas para o desenvolvimento de "Práticas como Componentes Curriculares" envolvem: 1) Agressividade na Infância e Adolescência A violência física ou psicológica é um dos problemas mais graves que os professores enfrentam no cotidiano escolar, desempenhando tanto o papel de vítima, autor ou testemunha. A natureza da agressividade humana é um tópico fascinante e controverso da psicologia, com evidências genéticas (Hare, 1999) e socioculturais (Bandura, 1973; Zimbardo, 2007). Os alunos realizarão pesquisa teórica sobre as teorias psicológicas relevantes para o entendimento das origens, prevenção e controle da agressividade humana (10 horas). Esse conhecimento será então confrontado com relatos de agressões obtidos através de entrevistas com coordenadores pedagógicos, inspetores escolares e professores das escolas públicas. Esses relatos terão também como objetivo entender qual é o pensamento desses profissionais a respeito das causas da agressividade (5 horas). 2) Psicologia Positiva na Educação Praticamente todas as técnicas terapêuticas da Psicologia foram desenvolvidas com vistas a amenizar aspectos negativos da personalidade humana que levam ao sofrimento e/ou ao desajuste social. No final dos anos 90, entretanto, surgiu a Psicologia Positiva (Seligman e Csikszentmihalyi, 2000) que se propôs a mudar esse foco ao enfatizar o estudo de técnicas capazes de fortalecer os aspectos bons do comportamento humano, como felicidade, otimismo, amor, criatividade etc. Como a escola é o local mais apropriado para a aplicação dessas técnicas (Fox, 2009; Rey et al., 2012), o interesse da Psicologia Positiva na Educação cresceu muito nos últimos anos mas ainda é pouco conhecido no Brasil. Os alunos realizarão um estudo teórico da Psicologia Positiva aplicada à educação (7 horas) e levarão esse conhecimento e experiência vicária aos coordenadores de escolas públicas e particulares da região a fim de difundi-los e avaliar sua aplicabilidade na realidade escolar regional (8 horas).