Graduação
Psicologia ambiental: sujeito, espaço e território II
Nível de ensino:
Graduação
Unidade USP:
Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Ribeirão Preto [FFCLRP]
Departamento:
Psicologia
Docente(s) responsável(is):
Ana Paula Soares da Silva,
Objetivos:
Geral: Formar o(a) aluno(a) para atuar em projetos de promoção de melhoria das relações sujeito-ambiente e de avaliação de espaços e programas institucionais e/ou comunitários, orientados pela Psicologia Ambiental. Específicos: - Possibilitar que o(a) aluno(a), por meio de sua prática, construa uma forma de atuação profissional do(a) psicólogo(a) em instituições e comunidades. - Formar o aluno para o trabalho com grupos e com processos avaliativos contextualizados. - Permitir que o(a) aluno(a) conheça e maneje métodos de avaliação participativa e de avaliação externa de espaços ou programas comunitários. - Formar o aluno para a realização de atividades prático-reflexivas que contribuam para a melhoria das relações sujeito-ambiente em contexto institucional e/ou comunitário, numa perspectiva dialogada com as demandas, a cultura e as práticas dos sujeitos territorializados. - Formar o aluno para a documentação das ações realizadas e para a escrita de relatórios destinados às instituições ou programas comunitários.
Programa:
Atuação do(a) psicólogo(a) informada pela Psicologia Ambiental: limites e possibilidades de sua atuação institucional e/ou comunitária. • Relações sujeito-ambiente em contexto institucional e comunitário. • Organização de espaços e tempo em instituições e programas comunitários. • Espaço e territorialidade. • Expressões subjetivas em instituições e em projetos coletivos. • Processos de escuta das demandas institucionais e/ou comunitárias. • Potencialidades e restrições dos modelos e dos instrumentos de avaliação de espaços. • Processos participativos e coletivos de promoção das relações sujeito-ambiente. • Planejamento, estruturação, desenvolvimento e avaliação de projetos de atuação. • Desafios éticos e políticos da inserção profissional em instituições e comunidade. • Redação de relatórios: cuidados formais, políticos e éticos.