Graduação
Psicologia ambiental: sujeito, espaço e território I
Nível de ensino:
Graduação
Unidade USP:
Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Ribeirão Preto [FFCLRP]
Departamento:
Psicologia
Docente(s) responsável(is):
Ana Paula Soares da Silva
Objetivos:
Geral: Formar o(a) aluno(a) para analisar criticamente as relações sujeito-ambiente em instituições públicas ou programas comunitários e propor um projeto de atuação orientado por referenciais teórico-metodológicos da Psicologia Ambiental. Específico: Levar o(a) aluno(a) a: 1. Definir o objeto da Psicologia Ambiental e conhecer sua relação intrínseca com outras áreas que investigam e atuam na interface sujeito-ambiente. 2. Identificar correntes e métodos da Psicologia Ambiental. 3. Conhecer os aportes da Psicologia Ambiental que contribuem para o enfrentamento de problemáticas da relação sujeito-ambiente em instituições e comunidades. 4. Desenvolver habilidades para a realização da leitura socioambiental de uma instituição ou um programa comunitário, de forma a considerar a constituição socioespacial e territorializada dos sujeitos. 5. Desenvolver habilidades para a busca de instrumentos de avaliação de espaços e programas institucionais e comunitários. 6. Desenvolver habilidades para a elaboração de projeto de atuação em instituição ou comunidade.
Programa:
Conceituação, histórico, princípios e atuação da Psicologia Ambiental. • Transdisciplinaridade nos estudos da relação pessoa-ambiente. • Correntes e perspectivas da Psicologia Ambiental: arquitetural; orientada para a sustentabilidade; ecológica; socioambiental ou crítica; gestão integral dos riscos (emergências e desastres). • Interfaces entre Psicologia Ambiental e Psicologia Comunitária. • Espaço, território, paisagem e lugar. • Cognição ambiental, emoção e ambiente. • Apropriação do espaço, identidade e apego ao lugar. • Pesquisas e métodos de investigação da relação pessoa-ambiente. • Problemáticas na relação pessoa-ambiente e a atuação do(a) psicólogo(a). • Modelos de avaliação externa de espaços e programas comunitários e modelos auto avaliativos e participativos. • Fontes para o conhecimento de instrumentos e para a construção de procedimentos de avaliação de espaços e programas institucionais e comunitários.