Artigo de periódico
Projetos comunitários no ensino da odontologia: O desenvolvimento da sensibilidade social em estudantes de ciências da saúde e sociais, pelo envolvimento em projetos comunitários
Autor(a):
Ricci, Antônio;Bastos, José Roberto de Magalhães;Bijella, Vitoriano Truvijo
Ano de publicação:
1984
Unidade USP:
Faculdade de Odontologia de Bauru [FOB]
Assuntos:
projeto comunitário (relações públicas); ensino superior; odontologia
Resumo:
Programas comunitários de saúde têm como característica primordial o aspecto multiprofissional. Para tanto, profissionais de área médica devem ser conveniamente preparados para atuação em equipe de saúde, internalizando uma filosofia de conjunto, onde a interação entre as diversas áreas produza um trabalho final que é aproveitado para o bem comum. Cabe à universidade a formação de recursos humanos que compreendam tal filosofia que deve ser baseada em quatro pontos essenciais: 1- Preparo científico-social para atingir a realidade comunitária; 2- Adaptação dos currículos à realidade, permitindo uma atuação geral e específica, segura e positiva, dentro da comunidade, sem causar impactos negativos nas mudanças e comportamento, desejadas; 3- Certeza de uma orientação docente coerente, oferecida por professores identificados com a área programática, cientes e conscientes com a problemática e conhecedores de soluções viáveis, simples e justificáveis; 4- A plena consciência de que a atuação será multiprofissional, em trabalho integrado, visando o mesmo objetivo.
ABNT:
RICCI, Antônio; BASTOS, José Roberto de Magalhães; BIJELLA, Vitoriano Truvijo. Projetos comunitários no ensino da odontologia: O desenvolvimento da sensibilidade social em estudantes de ciências da saúde e sociais, pelo envolvimento em projetos comunitários. RGO , Porto Alegre, v. 32, n. ja/mar. 1984, p. 82-90, 1984.