Pós-Graduação
Projeto e Produção de Habitação Social em Madeira
Nível de ensino:
Pós-Graduação
Unidade USP:
Instituto de Arquitetura e Urbanismo [IAU]
Área de concentração:
Arquitetura, Urbanismo e Tecnologia
Departamento:
Instituto de Arquitetura e Urbanismo
Docente(s) responsável(is):
Akemi Ino
Objetivos:
Fornecer subsídios para formulação de políticas públicas e programas habitacionais que utilizem os produtos de base florestal, tendo em vista o desenvolvimento territorial considerando as várias dimensões envolvidas da sustentabilidade. Analisar a cadeia de produção da habitação em madeira, identificando os ganhos e perdas nas etapas por meio da análise pluridimensional de ciclo de vida do produto, identificando e caracterizando a sustentabilidade de determinadas soluções de projeto.
Justificativa:
O Brasil, com enorme potencial florestal e de reflorestamento, não tem sido tratado de forma satisfatória o desenvolvimento de técnicas e tecnologias apropriadas para usos múltiplos desta matéria-prima, e menos ainda voltado a sua utilização como material/componente construtivo em edificações. No contexto atual de preocupações voltadas às questões ambientais e de questionamento dos modelos de desenvolvimento até hoje utilizados, a madeira se coloca como um dos mais importante materiais que têm como base a floresta com as suas características de reserva renovável, de fácil reposição e de aproveitamento, além de outras características que vêm contribuir de forma favorável ao meio ambiente, durante a sua formação retira o CO2 do ambiente fixando-os e criando grandes estoques de carbono, tanto na floresta como em uso. Apesar destas características e do potencial de oferta de madeira, a carência por Habitação persiste, necessitando mais opções construtivas que ofereçam a possibilidade de produção em escala. Tendo como base as ideias do desenvolvimento sustentável com a organização de processos de produção com novos paradigmas de relação de produção, a articulação mais bem sucedida entre os diferentes segmentos envolvidos na cadeia produtiva será necessária, sendo para tanto a formação de profissionais, pesquisadores e educadores que entendem as especificidades deste setor e das suas características técnicas será a base para impulsionar e atender a demanda de habitação que está presente. A produção de habitação pode ser considerada como um dos usos mais valorizados da floresta e apresenta-se com grande potencial para, em muitas regiões do Brasil, se tornar como uma das atividades econômicas viáveis. Para sustentar este cenário, os profissionais que conheçam a cadeia da madeira e que dominam os conhecimentos envolvidos na proposição de projeto de habitação, utilizando este material, terão um papel importante, pois a cadeia da madeira tem suas peculiaridades, que envolvem conhecimentos das características do material, do seu comportamento nas diferentes etapas de produção, dos detalhes construtivos, dos procedimentos preventivos e os princípios básicos para garantir a durabilidade e o bom desempenho da edificação, todos estes conhecimentos devem ser considerados no projeto.
Programa:
Introdução sobre madeira como material de construção oriunda de recurso renovável (histórico, tendências atuais, questões ambientais envolvidas). Conceito de sustentabilidade nas dimensões (social, econômico, cultural, ecológico e político) e da análise pluridimensional; Ciclo de vida de componentes e construção de madeira (energia gasta no processo, resíduos produzidos, reciclagem, uso e manutenção, e disposição final ). Cadeia de produção da edificação em madeira e dos respectivos componentes: floresta (espécies nativas de rápido crescimento, espécies exóticas - pinus, eucalipto); processamento primário (desdobro); secagem (natural, artificial); processamento secundário (usinagem, pré-corte); tratamento preservativo (controle biológico, impregnação de produtos químicos); pré-fabricação (componentes, elementos); montagem no canteiro. Técnicas, componentes, subsistemas, sistemas construtivos em madeira. Durabilidade da construção de madeira: projeto, detalhes construtivos, técnicas de preservação, formas menos agressivas ao ambiente e ao ser humano; manutenção e controle; cuidados do entorno da implantação da edificação. Experiências realizadas de produção de componentes construtivos e habitação de madeira no Brasil e no Exterior. Políticas e programas habitacionais que empregam a madeira como material principal.